Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

ATP Finals: torneio teve início em 1970 e já mudou de nome várias vezes; entenda sua história

O ATP Finals é um torneio tradicional na gira do tênis. Ele foi uma evolução de uma competição que começou nos anos 70.

Felipe Persiani
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Facebook

O ATP Finals começa neste domingo (10) e reúne os oito melhores tenistas da temporada. O Torcedores.com vai falar um pouco sobre a história do certame. Quando começou? Onde? Maiores campeões? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo da matéria, fique ligado!

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Esporte de graça e ao vivo por 1 mês? Conheça o DAZN Brasil!

ATP Finals: como surgiu?

Teve seu início em 1970, contudo, detinha outro nome. O campeonato chamava-se Masters Grand Prix e fazia parte do Grand Prix Tennis Circuit. Era organizado pela International Lawn Tennis Federation (ILTF ).

A Associação dos Tenistas Profissionais assumiu o o campeonato em 1990. O nome foi alterado para ATP Tour World Championship.

Ao mesmo tempo, a ITF, que era a responsável por organizar os Grand Slams, criou um evento parecido no final do ano para rivalizar com o World Championship. Chamava-se Grand Slam Cup. Era disputada pelos 16 jogadores com os melhores resultados nos Slams daquele ano.

ATP e ITF decidiram se unir em dezembro de 1999. Os eventos foram interrompidos e deu-se origem ao Tennis Masters Cup. Os oito melhores tenistas do ano disputavam o torneio, porém, o oitavo lugar não tinha lugar cativo. Como assim? Se algum jogador vencesse um dos quatro Slams da temporada e ficasse de fora dos oito melhores, mas entre os 20 do ranking, ele era incluído no lugar do atleta que terminou na 8ª colocação.

Se por acaso dois tenistas vencessem os eventos dos Grand Slams e ambos ficassem fora do top 8, o melhor colocado no ranking ficaria com a última vaga no Tennis Masters Cup.

Em 2009, mais uma alteração no nome foi feita – ATP World Tour Finals.

Como funciona e regras

Ocorre todo ano no final da temporada. Reúne os oito melhores colocados no ranking da ATP.

As regras são diferentes das competições tradicionais da ATP. Os jogadores são divididos em dois grupos, com quatro cada um. Todos jogam contra todos. Os dois melhores de cada grupo avançam para as semifinais. A partir daí é confronto eliminatório.

Pontuação e premiação

O Finals vale 1500 pontos para o ranking e o campeão leva a bagatela de $2,871,000 de dólares. Ao todo, a premiação chega aos 9 milhões de dólares.

Maiores campeões do Finals

Roger Federer – 6 conquistas

Novak Djokovic – 5 conquistas

Ivan Lendl – 5 conquistas

Pete Sampras – 5 conquistas

Ilie Năstase – 4 conquistas

John McEnroe – 3 conquistas

Boris Becker – 3 conquistas

LEIA MAIS

Next Gen ATP Finals: saiba como assistir ao torneio AO VIVO na TV