Atuais 74 pontos garantiriam Flamengo campeão em quatro edições do Campeonato Brasileiro

Com sete jogos ainda pela frente, pontuação de equipe de Jorge Jesus conquistaria título em anos recentes da competição

Jean Lucas
Jornalista, com passagens por Bandsports e FOX Sports. Fascinado por contar (e ouvir) histórias. Vive o futebol 48h por dia.

Crédito: Flamengo de Jorge Jesus já poderia ser campeão em outras edições do torneio (Alexandro Vidal/Flamengo)

* Atualizado às 10h30 – Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Flamengo venceu mais uma no torneio. Em clássico disputado no estádio Nilton Santos na noite desta quinta (7), o Rubro-Negro bateu o Botafogo por 1×0, gol do jovem Lincoln. Com o resultado, a equipe manteve oito pontos de vantagem para o vice-líder Palmeiras e chegou a 74 na competição, pontuação que garantia o clube como campeão em quatro edições recentes do Brasileirão.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Desde 2003, ano em que o torneio passou a ser disputado em pontos corridos, em quatro oportunidades o campeão fez menos que 74 pontos: em 2009, com o próprio Flamengo (67 pontos); em 2010, com o Fluminense (71); e por duas vezes com o Corinthians, em 2011 e 2017, edições que os paulistas foram campeões com 71 e 72 pontos, respectivamente.

Com o mesmo formato da atual edição, disputado desde 2006 com 20 equipes, o time que somou mais pontos foi o Corinthians de 2015, que fez 81 no total, apenas sete a mais que o atual Flamengo, que ainda tem mais 21 pontos a disputar. Em 2003, o Cruzeiro somou 100 pontos, mas aquela edição contou com 24 times e 46 rodadas.

Apesar de não conseguir os 100 pontos do Cruzeiro, por exemplo, o Flamengo pode quebrar o recorde de aproveitamento da história dos pontos corridos. No momento, o time de Jorge Jesus tem um aproveitamento de 79,6%. O recorde de aproveitamento também pertence ao Corinthians de 2015, que encerrou o torneio com aproveitamento de 71% dos pontos.

Em busca de mais uma vitória e de quebrar mais recordes na história do Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Bahia, no Maracanã, no próximo domingo (10), às 18h00, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

* Diferentemente do informado originalmente no início da publicação, o Palmeiras é vice-líder do Brasileirão, não líder. O texto já foi alterado.

LEIA MAIS

Flamengo vence Botafogo no fim; veja notas dos jogadores do Mengão

Brasileirão: veja todos os resultados da 31ª rodada