BRAVO, reality show de peneira da La Liga, é lançado e está com as inscrições abertas

Com transmissão prevista para 2020, BRAVO é o reality que vai selecionar 900 crianças a serem avaliadas pela LA LIGA de forma democrática e inteligente

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Crédito: Danilo Lacalle

Em evento nesta última quarta-feira, a La Liga anunciou, em parceria com o Grupo LX, o Bravo!, reality show que será transmitido nos canais ESPN em 2020. A intenção com o programa é, além de descobrir jovens talentos brasileiros, dar a oportunidade àqueles que têm o sonho de se tornar jogador profissional. O time vencedor do reality viajará com tudo pago para a Espanha, para jogar contra times da liga espanhola.

Com embaixadores como Edmílson, Djalminha, Denílson, Zé Roberto, Cafú e Luís Fabiano, o programa vai analisar diferentes fatores. Dentre eles, a inteligência tática, a habilidade, o físico e condicional, além do psicológico de cada jogador. Isso porque, além de atletas velozes, com talento e inteligentes, a liga espanhola também vai avaliar como os jovens se comportam em diferentes situações.

“Nossa expectativa é grande, porque nunca fizemos esse tipo de projeto, na La Liga. E começamos logo no país do futebol, o Brasil. Sabemos que o talento existe e que existirão grandes oportunidades. Queremos alcançar talentos em todo o país, para que se firmem como atletas nos gramados espanhóis.” Disse Albert Castelló, representante da La Liga no Brasil.

Bravo contará com método espanhol de avaliação

Com a metodologia espanhola sendo aplicada nesta grande “peneira”, a intenção é analisar de forma democrática todos os inscritos. Dentre todos os cadastrados, 900 jovens de 16 a 19 anos serão escolhidos para serem avaliados de perto. Quem inscrever na plataforma desenvolvida pela Tero, poderá enviar seus vídeos e melhores momentos no futebol. Além disso, o candidato terá que preencher suas medidas e realizar alguns testes táticos dentro da plataforma. Neste último, será dada uma situação e ele poderá escolher qual a melhor ação para um jogador, naquele momento.

“A nossa intenção é resgatar algumas características essenciais para o sucesso do futebol de base. Prezamos a disciplina, a vontade, e consciência dentro ou fora de campo. Esse é o objetivo da primeira temporada. A gente trazer para dentro do reality, histórias e as dificuldades. O que eles enfrentam no dia-a-dia, de fato.” Disse o CEO do Grupo LX, Dayyán Morandi. “Será que eles têm condição de comprar uma chuteira? Será que eles vêm do nordeste e têm como pagar uma passagem? O que acontece nos bastidores e como chegam lá, evoluindo? Queremos mostrar e ajudar esses sonhadores a construir uma história de sucesso”, completa.

Embaixadores como tutores

Além dos treinadores espanhóis que virão avaliar os atletas, o programa conta com ex-jogadores renomados. Eles terão um papel fundamental no reality: mentorar os jovens atletas e auxiliar em questões de carreira. Focando sempre em conselhos para a trajetória de cada um.

“A oportunidade com a liga espanhola, que é uma das melhores do mundo, senão a melhor, traz uma grande visibilidade. Não só dentro do reality, mas também pela chance que muitos gostariam de ter. A porta é estreita. Temos que passar para esses adolescentes que esse é um lance único. Disse Denílson, pentacampeão brasileiro e um dos embaixadores do Bravo, da La Liga. “Na minha época não tinha nem muitos jogos televisionados. E hoje, ainda bem, temos muitas partidas. E o Bravo vem para dar aos desconhecidos ou que não têm tantas chances, uma forma de estarem no profissional.

As gravações para o Bravo estão abertas e os candidatos têm 29 dias para se cadastrarem. A segunda temporada do reality show que será exibido em meados de junho do ano que vem, está confirmada. E segundo Albert Castelló será um pós-peneira. Buscando mostrar os jovens que foram para a Espanha, ao vencer o programa.

Funcionamento do programa

Dentre todos os cadastrados, terão 900 selecionados. Estes 900 passarão por 9 dias de testes, onde vão restar apenas 78. E estes 78 atletas disputarão um campeonato, onde o time vencedor, com 13 atletas, irá para a Espanha jogar contra os melhores clubes da La Liga.

Mestre de cerimônias do evento de lançamento, Fred do canal Desimpedidos também comentou sobre o programa proposto pela La Liga. “Fiquei muito feliz de ter sido convidado para apresentar o projeto. Recebo muitas mensagens de jovens visando uma oportunidade no futebol. E essa agora é uma chance única. Estar entre 900 jogadores avaliados de uma forma justa é sensacional, porque eu sentia muita falta disso quando eu fazia peneira. Eu tinha 10 minutos para fazer milagre em campo e isso vai ser diferente com a metodologia espanhola de avaliação”, disse. “E ainda terão vencedores que vão jogar na Espanha. É algo único e inédito que vai dar chance a muitos garotos, no Brasil”, completa.

“Quando você tem uma oportunidade e alguém te colocou nela, a partir de determinado momento é apenas com você. O Bravo é um reality que está dando a oportunidade para 900 crianças. Quando rolar o apito inicial, não adianta de onde você veio. Quando entrar em campo e a bola estiver nos seus pés, vai ser com o jogador com ele mesmo”, afirma Denílson.

Para se cadastrar, é só acessar o site oficial do Bravo. Os jovens deverão ter entre 16 a 19 anos e não ter vínculo com nenhum empresário. Para os atletas vencedores, a liga não garante nenhum tipo de contrato prévio, mas olheiros de diversos times estarão presentes tanto no reality quanto nos jogos, na Espanha.

 

LEIA MAIS

Real Madrid x Galatasaray: saiba como assistir ao jogo da Liga dos Campeões AO VIVO online

Confira as maiores e mais importantes goleadas de times brasileiros na Libertadores