Allan Abi Madi: Flamengo mira ter cada vez mais protagonistas

A ideia dos dirigentes rubro-negros é fazer um Flamengo com jogadores de destaque em todos os setores, de preferência, mais de um por posição

Allan Abi Madi
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Alexandre Vidal, Marcelo Cortes & Paula Reis / Flamengo

Como escrevi na coluna do mês passado (segue o link: O planejamento do Flamengo para 2020 já começou), a intenção da diretoria é trazer jogadores do nível mais próximo possível dos atuais titulares.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

A ideia é que o clube tenha cada vez mais protagonistas no elenco nas próximas temporadas, inclusive como opção no banco em determinados jogos.

Já houve reunião entre Jorge Jesus, dirigentes, e a equipe do Centro de Inteligência e Mercado. Existem alguns nomes que já estão na lista de reforços para 2020.

Por isso o Flamengo quer uma definição sobre a permanência de Gabigol o mais rápido possível. Outros nomes, de nível semelhante, foram avaliados para mesma posição.

QUEM É O PROTAGONISTA EM 2019?

Analisando o Fla atual, quem seria o grande nome? Se eu fizer essa mesma pergunta toda semana, provavelmente obterei respostas diversas das mesmas pessoas.

Fiz uma análise por alto do protagonismo de cada jogador titular do Flamengo. Achei impossível apontar apenas um. Artilheiro da Libertadores e do Brasileirão, Gabigol teve papel fundamental e decisivo em jogos chaves no ano.

Se não fosse o camisa 9 contra o Emelec, talvez o Fla não tivesse na final da Libertadores. No Campeonato Brasileiro, abriu o placar contra o Palmeiras e garantiu a vitória diante do Santos.

Ao seu lado, Gabigol tem Bruno Henrique, considerado o “Rei dos clássicos”! O atacante também cansou de ser decisivo em vários jogos chaves em 2019.

Nos dez clássicos cariocas que disputou, Bruno Henrique marcou oito vezes. Para muitos, é o jogador mais decisivo do Flamengo na temporada.

No trio ofensivo ainda tem Arrascaeta. O uruguaio desfila seu talento com assistências e gols marcados muitas vezes em jogos grandes.

Jogador mais caro da história do clube, Arrascaeta vai devolvendo em campo todo investimento feito por ele. O meia é peça fundamental na engrenagem rubro-negra.

Na armação de jogadas, Éverton Ribeiro é o cérebro da equipe. O camisa 7 assumiu a braçadeira de capitão em um elenco cheio de estrelas.

Apelidado de “Miteiro”, Éverton é um dos que mais participa das jogadas ofensivas do time de Jorge Jesus. Sem dúvida, outro grande destaque.

Talvez os dois jogadores que mais tenham surpreendido em 2019, também se tornando protagonistas, são os volantes.

Gerson chegou da Itália para encantar torcedores, jornalistas e até o técnico da Seleção brasileira. O camisa 8 vem mostrando versatilidade, com marcação forte, passes precisos e ótima finalização.

Para muitos, Gérson é “o cara” do Flamengo em 2019.

Já Arão, patinho feio nas ultimas temporadas, se tornou um jogador importante. Incrivelmente, um primeiro volante seguro, com boa saída de bola.

PROTAGONISTAS DEFENSIVOS:

Já ouvi algumas vezes que uma das principais razões para o crescimento de patamar do Flamengo este ano foram seus novos laterais.

A posição mais criticada do elenco nos últimos anos, talvez seja a mais forte em comparação com outras equipes do futebol brasileiro. Tudo por conta de Filipe Luís e Rafinha.

A zaga não fica atrás! Basta ver a recuperação no bom futebol apresentado por Rodrigo Caio, combinado com as ótimas atuações do espanhol Pablo Marí.

Os laterais e zagueiros rubro-negros saíram de campo vitoriosos em confrontos contra grandes nomes, como Everton Cebolinha e Guerrero, na Libertadores.

O setor defensivo ainda conta com um goleiro no ápice. Diego Alves foi protagonista em jogos fundamentais na atual temporada, salvando o Flamengo em momentos cruciais.

Com tantos protagonistas dentro de campo, destaco um de fora das quatro linhas. Aquele que tira o melhor dos seus jogadores.

Sim, meu grande protagonista do Flamengo 2019 é Jorge Jesus. O Mister comanda um elenco de estrelas, não permite vaidade. Faz seus jogadores pensarem em um todo.

Sem falar da torcida rubro-negra, que vem dando show e lotando os estádios por todo Brasil.

Quem será o protagonista nos próximos anos? Se depender da diretoria rubro-negra, teremos novos candidatos em 2020. Resta aguardar!

LEIA MAIS:
Flamengo quer ir muito além do time montado em 2019
Renovações em pauta no Flamengo
O melhor Flamengo desde a era Zico
O planejamento do Flamengo para 2020 já começou

Allan Abi Madi nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista, colunista no Torcedores.com, comentarista da Rádio Opinião, e gestor da Freedom Group, empresa de Assessoria de Imprensa e Marketing Digital. Na internet, tem seu canal Papo de bola. Depois de atuar como advogado por muitos anos descobriu que era no jornalismo esportivo que morava sua verdadeira paixão. Participou da cobertura de Copas do Mundo, Olimpíadas, e outros eventos do esporte brasileiro. Focado sempre em dar informação e emitir opinião para quem faz do esporte a melhor coisa do mundo, o torcedor.

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o colunista no Twitter: Allan Abi Madi – @Allanmadi

Siga também no Facebook: Allan Abi Madi