Grêmio busca 11 pontos em 7 jogos por vaga direta na Libertadores

Time treinado por Renato Gaúcho ainda tem pela frente Flamengo e Palmeiras nas últimas rodadas

Vinícius Dominichelli
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação

Quatro vitórias seguidas e um salto gigante na tabela. Após a traumática eliminação na Copa Libertadores, o Grêmio voltou suas atenções totais para a reta final do Campeonato Brasileiro e, até o momento, tem dado certo. Se a vaga no G6 parece quase garantida, o sonho do Tricolor Gaúcho em terminar entre os quatro primeiros ganha força a cada rodada.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Com 53 pontos conquistados, o time de Renato Gaúcho tem uma sequência complicada pela frente ainda: Chapecoense (f), Flamengo (c), Palmeiras (f), Athletico Paranaense (f), São Paulo (c), Cruzeiro (c) e Goiás (f).

Os únicos adversários em situações ruins são a Chapecoense, já no próximo domingo (10), e o Cruzeiro, em casa, na penúltima rodada. Enfrenta ainda os dois candidatos ao título (Flamengo e Palmeiras), dois que lutam pela Libertadores (São Paulo e Goiás, este último com pequenas chances de G6), e o Athletico Paranaense, já garantido na competição internacional do ano que vem e sem grandes aspirações no Brasileiro.

Chances

Segundo o site InfoBola, de Tristão Garcia, a probabilidade do Grêmio terminar entre os quatro primeiros é de 61%, o dobro do quinto colocado São Paulo, com 30%. Corinthians (6%) e Internacional (4%) concentram esforços para garantir posição no G6.

No ano passado os próprios gaúchos alcançaram a quarta vaga com 66 pontos. Veja a pontuação do quarto colocado nas últimas dez edições do Campeonato Brasileiro:

2018 – Grêmio (66)
2017 – Grêmio (62)
2016 – Atlético-MG (62)
2015 – São Paulo (62)
2014 – Corinthians (69)
2013 – Botafogo (61)
2012 – São Paulo (66)
2011 – Flamengo (61)
2010 – Grêmio (63)
2009 – Cruzeiro (62)

Segundo o site Chance de Gol, o time que alcançar 64 pontos tem 99,9% de probabilidade de garantir a vaga no G4. Com 21 pontos em disputa em sete jogos, basta o Grêmio ganhar quatro jogos ou vencer três e empatar dois.

LEIA MAIS

Mercado da bola: Grêmio renova contrato de goleiro de 20 anos
Ataque, defesa, aproveitamento… veja os melhores times da Série A em 2019 após a 31ª rodada do Brasileirão