Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Hóquei na grama define países que estarão na Olimpíada de Tóquio-2020

No último final de semana, o Hóquei na grama conheceu os representantes de ambos os gêneros para o torneio olímpico de Tóquio-2020. Em diversos locais pelo mundo foram disputadas a segunda perna dos playoffs. 12 seleções vão concorrer ao ouro no Japão.

Juvenal Dias
Jornalista formado pela Universidade P. Mackenzie/SP desde 2013. Atuo na área esportiva desde 2010, quando ingressei no Diário Lance! Lá permaneci por seis anos e tive oportunidade de fazer parte da cobertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Desde 2017 sou colaborador do Surto Olímpico. Já fui também do Bola Parada. Estou no Torcedores desde meio de 2018.

Crédito: Twitter/Federação Internacional de Hóquei na grama

Uma das modalidades olímpicas pouco difundidas no Brasil, o Hóquei na grama é mais conhecido na versão de gelo. O esporte pouco deixou de legado no país após o Rio-2016. No entanto, nações tradicionais e algumas novidades estarão nas gramas artificiais japonesas, medindo forças por um lugar no pódio.

Uma curiosidade é que dez nações terão oportunidades de conquistar uma medalha tanto no masculino como no feminino do Hóquei na grama. Por ser o país-sede, o Japão já estava garantido. Além disso, África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Espanha, Grã-Bretanha, Países Baixos (Holanda), Índia e Nova Zelândia enviarão suas duas equipes. Bélgica e Canadá competirão apenas no masculino. Ao passo que China e Irlanda só terão times no feminino. Aliás, a Irlanda será a estreante da vez na competição olímpica. O país europeu empatou com o Canadá em 0 a 0 nos dois confrontos. Contudo, levou a melhor nos ‘shoot-outs‘, uma espécie de penalidade máxima.

Assim, os atuais campeões poderão defender seus títulos do Hóquei na grama no outro lado do planeta. A Argentina é detentora do ouro no masculino. Essa conquista foi considerada zebra. Uma vez que os vizinhos sul-americanos são considerados fortes entre as mulheres com as “leonas”. O principal favorito no feminino são os Países Baixos. Mesmo que tenham perdido a decisão de três anos atrás para a Grã-Bretanha, são os maiores vencedores do gênero. Até hoje, faturaram três ouros, duas pratas e três bronzes, uma supremacia que começou em Los Angeles-1984. A nação possui mais medalhas, sendo 17 na soma total.

A Índia é a maior vencedora geral do Hóquei na grama. São oito ouros, uma prata e dois bronzes, todos conquistados com os homens. Todavia, a última vez que subiu no pódio foi em 1980, em Moscou.

Leia mais:

Brasileiros garantem 14 medalhas no Sul-americano de Canoagem Slalom