Ídolo do Palmeiras, Leivinha lança livro em São Paulo

“Leivinha, o camisa 8 de ouro” conta a história do craque conhecido por ter marcado o milésimo gol da Seleção Brasileira

Jessica Ribeiro
jornalista e produtora de conteúdo

Crédito: Leivinha, dava o sangue jogava com alma (Reprodução / Nosso Palestra)

Não é preciso ser palmeirense para reconhecer e lembrar com saudade do brilhantismo de João Leiva Campos Filho, o Leivinha, em campo. O ídolo do alviverde é parte da história do futebol brasileiro e agora divide com os fãs memórias da época dos gramados no livro “Leivinha, o camisa 8 de ouro“.

Escrita por Luciano Ubirajara Nassar e publicada pela Editora Ideias e Letras, a obra conta a história do meia que saiu do Linense, passou pela Portuguesa, marcou época no Palmeiras e antes de se aposentar ainda teve tempo de conquistar torcedores do Atlético de Madri (Espanha) e do São Paulo.

Com 70 anos recém completos, Leivinha compartilha no livro o grande amor pelo esporte e as inesquecíveis lembranças no Palestra Itália. Pelo Palmeiras foram 266 jogos, 106 gols e os títulos dos campeonatos Paulista em 1972 e 1974 e Brasileiro em 1972 e 1973.

“Com sua criatividade lúcida e objetiva fazia com que qualquer jogo chato e modorrento virasse uma epopeia grega. O futebol era decorrência da sua alma de valente. Naturalmente despertava uma profunda empatia nos torcedores quando jogava futebol. Até as torcidas rivais gostavam dele”, palavras do autor, fã incondicional do esporte.

O craque também integrou a Seleção Brasileira e foi à Copa do Mundo de 1974, é dele a autoria do milésimo gol com a camisa canarinha.
Que Leivinha dava o sangue e jogava com alma a história não nega, foram 237 gols ao longo da carreira. “Um profissional de responsabilidade e compromisso. Ponta de lança que preparava as jogadas para a equipe e fazia belos gols. […] Um show de habilidade”, relata Nassar na obra.

 

Time do Palmeiras de 1972 fez parte da chamada era "Academia" do time (Reprodução / Palmeiras)

Time do Palmeiras de 1972 fez parte da chamada era “Academia” do time (Reprodução / Palmeiras)

 

“Afinal, 70 anos não é brincadeira”

Em recente entrevista ao programa Terceiro Tempo, do jornalista Milton Neves, Leivinha contou um pouco sobre a ideia de reunir as grandes histórias da carreira num só lugar. “O Luciano [Ubirajara Nassar] é meu amigo e resolveu escrever esse livro. Afinal, 70 anos não é brincadeira”, explica. Bom moço, o ex-craque promete muita emoção, mas nada de polêmicas no livro, “eu sou um cara tranquilo, sempre fui por natureza”, diz.

Ele até tem no currículo clube e título estrangeiro, mas foi a atuação impecável no Verdão que lhe rendeu o status de ídolo. Um dos protagonistas da era “Academia”, conhecida pelas “aulas de futebol” que arrastavam até as torcidas adversárias, Leivinha lembra com carinho dos companheiros de campo. “Leão, Eurico, Luis Pereira, Alfredo, Zeca, Dudu, Ademir, Edu, Cesar e Nei, essa era uma fase maravilhosa com o técnico Oswaldo Brandão”, recorda.

A publicação ainda traz uma série de fotos históricas de Leivinha, nunca antes vistas. As imagens foram selecionadas pelo próprio ídolo, que abriu o acervo pessoal para o autor. “São fotos que eu tinha e algumas delas foram usadas no livro. Dei umas 100 fotos para o Luciano e ele aproveitou poucas, acho que dá para fazer um outro livro com as fotos [que sobraram]”, brinca.

Para o craque, rememorar os grandes feitos num livro é também uma forma de registrar a gratidão pelos antigos companheiros de campo. “Eu fico muito feliz de ter jogado com Pelé, Rivelino, Ademir da Guia e com vários outros jogadores. Naquela época não se ganhava muito dinheiro, mas só pelo fato de estar ao lado desses jogadores já era para mim muito importante”, emociona-se.

 

Lançamento acontece nesta quarta-feira (27)

Craque e autor reúnem imprensa e convidados na noite desta quarta-feira (27) para o lançamento oficial da obra. Grandes nomes da história do futebol como Arouca, Ademir da Guia, Cesar Maluco, Zé Mario, Dudu e Edu já confirmaram presença. Ivair (o príncipe), Paes e Rodrigues, companheiros de Leivinha no lendário “ataque Ie Ie Ie” da Lusa, também estarão por lá.

 

Serviço

Leivinha, o camisa 8 de ouro
Autor: Luciano Ubirajara Nassar
Quanto: R$34,90
Onde comprar: www.editoraideiaseletras.com.br

Lançamento
Quando: 27/11, às 19h
Onde: Livraria Cultura do Shopping Bourbon (Rua Palestra Itália, 500 – Perdizes / São Paulo)

Noite de Autógrafos
Quando: 28/11, às 18h30
Onde: Bar São Cristóvão (Rua Aspicuelta, 533 – Vila Madalena / São Paulo)

 

LEIA MAIS

Relembre 9 São Paulo x Palmeiras marcantes pelo Paulistão

Relembre o título brasileiro do Palmeiras de 1973