Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Jorge Jesus é o segundo ‘gringo’ ser campeão brasileiro como treinador

Conquista do Brasileirão com o Flamengo o coloca na história da competição

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Alexandre Vidal / Flamengo

A derrota do Palmeiras para o Grêmio neste domingo (24) colocou o Flamengo como campeão brasileiro mesmo sem ter atuado neste final de semana no Brasileirão. E Jorge Jesus entrou para a história da competição.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram 

O português se tornou o segundo treinador estrangeiro a ganhar o Brasileiro em sua história. Antes, apenas o argentino Carlos Volante havia ganho a competição em 1959 (Taça Brasil), com o Bahia, em decisão contra o Santos.

Campeão, só no final

Mas Volante só treinou uma partida na campanha do Bahia na Taça Brasil de 1959, justamente o terceiro e último jogo da final, disputado no Maracanã em que o Tricolor venceu por 3 a 1 para garantir a conquista da taça.

Durante as partidas anteriores, o time era treinado por Geninho. Este, que não tem nada a ver com o atual técnico do Vitória, treinou o Bahia do primeiro jogo até a segunda partida das finais. Como trabalhava como policial, somente treinava o Tricolor em suas licenças.

Com isso, Volante se tornou o treinador daquela decisão. O argentino, que também atuou como jogador (atuou no próprio Flamengo), acabou gerando no brasil o termo ‘volante’ a zagueiros de caráter mais defensivo.

Como Jorge Jesus assumiu durante o Brasileiro, teve mais partidas para impor seu estilo de jogo, ajudar o time a brilhar durante a competição e levar a taça no dia seguinte à conquista da Libertadores frente ao River Plate.

LEIA MAIS

Rafinha é o sétimo brasileiro a vencer Libertadores e Champions; veja a lista

Palmeiras perde e Flamengo fatura segundo título em menos de 24 horas

(Crédito da foto: Alexandre Vidal / Flamengo)