Home Extracampo Mala branca e mala preta: qual a diferença e o que é cada uma?

Mala branca e mala preta: qual a diferença e o que é cada uma?

Com o Brasileirão chegando ao fim, o assunto volta a ser discutido no mundo do futebol

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
PUBLICIDADE

As rodadas finais do Brasileirão Série A estão chegando e com elas vem à tona uma discussão interminável no futebol. As ‘malas’ começam a aparecer para os clubes que pouco estão disputando e o assunto principal é: foi branca ou preta?

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Mas, você sabe qual é a diferença da mala branca e da mala preta? Quando elas aparecem no futebol? São ilegais?

Pois bem, a distinção é bem simples. A mala branca é paga para clubes que podem entrar desmotivados na partida para que eles vençam seus adversários.

PUBLICIDADE

A discussão sobre a mala branca ainda não apareceu na atual edição do Brasileirão, mas já podemos imaginar em jogos como Palmeiras e América-MG, pela próxima rodada, a 36ª, em que o time paulista luta pelo título e o mineiro já está rebaixado.

Outro jogo ‘potencial’ para uma mala branca pode ser o da 37ª rodada do Brasileirão, que coloca frente a frente Flamengo e Cuiabá, com a equipe carioca lutando pelo título contra seu arquirrival Palmeiras, e o Dourado já quase sem pretensões na competição.

A mala branca é um incentivo para os times desmotivados

Valer dizer que a mala branca não é devidamente proibida, já que ninguém é proibido de receber um “extra” para exercer sua função. Mas a história muda com a mala preta.

Esse tipo de “incentivo” é ilegal e pode gerar processos que impactam na continuidade de um torneio e até mesmo no futuro das agremiações envolvidas.

PUBLICIDADE

Se a mala branca é um pagamento para times desmotivados buscarem a vitória, a mala preta é o contrário. A ação é feita comumente entre os dois clubes que vão a campo, quando o time que precisa vencer a partida paga o adversário para perder propositalmente o confronto.

A mala preta pode ser dada também para árbitros, para que beneficiem o time pagador em jogos contra adversários diretos.