Mancini acha possível Atlético-MG na Libertadores, porém números dizem o contrário

Após empate em 0 a 0 contra o Cruzeiro Mancini disse ser possível o Atlético-MG se classificar para Libertadores, mas chances são de menos de 1%

Luiz Mutschele
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: twitter oficial Atlético-MG

Após clássico contra o Cruzeiro que terminou em 0 a 0, o técnico Vagner Mancini do Atlético-MG deu uma declaração otimista e até ousada sobre as pretensões do clube no Campeonato Brasileiro:

“Eu acho que ainda é possível, sim (a vaga na Libertadores). Tudo é estudo momentâneo. Hoje, temos que ganhar mais uma partida para respirar. A partir do momento em que ganharmos mais uma partida, de nove pontos a gente terá feito sete. E aí você passa a pontuar de uma forma diferente no campeonato, você passa a buscar, por que não, até o sexto lugar. Eu acho que é possível. Difícil? Difícil. Mas é possível, sim.”

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Matematicamente, as chances estão contra o time mineiro. Segundo o site “Chance de gol”, atualmente as chances de classificação para a Libertadores estão da seguinte forma:

  • 4º Grêmio: 56 pontos – 99%
  • 5º São Paulo: 52 pontos – 48,1%
  • 7º Internacional: 49 pontos – 43,8%
  • 8º Corinthians: 49 pontos – 38,5%
  • 9º Bahia: 43 pontos – 1%
  • 10º Goiás: 42 pontos – 0,04%
  • 11º Vasco: 42 pontos – 0,3%
  • 12º Atlético-MG: 40 pontos – 0,03%

Em negrito os times já classificados.

Obs: o Athletico Paranaense não está por já estar classificado para a próxima Libertadores via título da Copa do Brasil. Como atualmente está em sexto, ele abre vaga para o sétimo colocado.

Esperança para Libertadores pode estar em irregularidade de rivais

O retrospecto recente dos rivais diretos do Atlético-MG na busca pela Libertadores pode alimentar a esperança da torcida, pois todos vem em momentos muito irregulares nas últimas rodadas. Se pegarmos as últimas cinco rodadas desses clubes, teremos o seguinte desempenho:

  • 4º Grêmio: 56 pontos – cinco vitórias.
  • 5º São Paulo: 52 pontos – duas vitórias e três derrotas.
  • 7º Internacional: 49 pontos – duas vitórias, um empate e duas derrotas.
  • 8º Corinthians: 49 pontos – uma vitória, dois empates e duas derrotas.
  • 9º Bahia: 43 pontos – dois empates e três derrotas.
  • 10º Goiás: 42 pontos – uma vitória, um empate e três derrotas.
  • 11º Vasco: 42 pontos – uma vitórias, dois empates e duas derrotas.
  • 12º Atlético-MG: 40 pontos – uma vitórias, dois empates e duas derrotas.

Exceção ao Grêmio que está em ótima fase, nenhum dos outros times tem mostrado regularidade. Porém o Galo também não tem mostrado e apenas para exemplificar a dificuldade do objetivo, para o time mineiro alcançar o Inter, primeiro time na zona de classificação, ele precisaria de no mínimo três vitórias seguidas, algo que o time conseguiu apenas uma vez no campeonato: nas três primeiras rodadas.

No momento a Sul-Americana, que segundo o site “Chance de Gol” há uma chance de 59,4% de conquistar a vaga para o torneio, seja a possibilidade viável para o time no campeonato. Mesmo que o Flamengo vença a Libertadores e abra espaço para uma oitava vaga, o time beneficiado seria o Corinthians, que também tem 49 pontos, então não haveria mudança na situação atual do time, que ainda precisaria tirar nove pontos.

Rebaixamento cada vez mais distante e com jogo decisivo na próxima rodada

Após fazer cinco pontos nas última três rodadas, o Atlético-MG conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento e ter bastante reduzida suas chances de queda. Segundo o site “Chance de Gol”, atualmente a chance de rebaixamento do Atlético-MG é de apenas 1,4%. O time tem seis pontos de vantagem para o Fluminense, que está na 17ª posição, com 34 pontos.

Considerando que o Bahia tem quase 0% de chance de cair, o Goiás tem 0,2% de chance e o Vasco 0,08%, mais uma vitória deve garantir a permanência do Galo na primeira divisão. O duelo da próxima rodada pode ser decisivo para isso, pois será justamente contra o tricolor carioca. Uma vitória deixaria o Atlético-MG com 43 pontos e nove de vantagem sobre o Fluminense e faltando cinco rodadas para o final.

Leia mais:

Dérbi dos atacantes: a busca de Palmeiras e Corinthians pelo centroavante ideal

Manchester United, Sevilla e mais três clubes se classificam na Liga Europa

Cuca: histórico de “salvador da pátria” faz dele boa opção para times ameaçados