Mundial de Clubes de 2019 não terá nenhum árbitro brasileiro

FIFA anunciou a lista de árbitros que comandarão as partidas do Mundial de Clubes do Catar. Único trio sul-americano é do Chile

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação: FIFA

O Brasil não terá representantes no Mundial de Clubes de 2019. Mas a torcida do Flamengo pode ficar tranquila. Aqui não estamos falando dos clubes. Estamos falando dos trios de arbitragem. A FIFA anunciou nesta quinta-feira (14) todos os nomes de árbitros que comandarão partidas na competição. Apenas 5 trios foram selecionados. A América do Sul será representada apenas por um destes trios.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Assim, o Brasil, ao menos a arbitragem, estará de fora da competição. Aliás, a Argentina, que estará na final da Libertadores com o River Plate, também não terá nenhum árbitro. Assim sendo, quem representará a América do Sul na competição é o chileno Roberto Tobar. Aliás, ele é o mesmo que apitará a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate. Assim, ele confirma o grande momento de sua carreira.

Tobar estará ao lado de dois chilenos no seu trio de arbitragem. São eles o Christian Schielmann e o Claudio Alejandro Rios Ortiz. Curiosamente, nenhum dos árbitros selecionados vieram de países que são potências no futebol. Além do trio chileno, os outros juízes escolhidos são do Catar, da Argélia, dos Estados Unidos e da Romênia. No grupo argelino, um dos bandeirinhas será egípcio.

Tobar é árbitro da FIFA desde 2011. Ele já apitou em várias competições internacionais como Sul-americana e Libertadores da América. Este ano, apitou a grande final da Copa América entre Brasil e Peru. Aliás, ele chegou a receber algumas críticas por sua atuação naquele jogo.

VAR também sem Brasil

A FIFA também aproveitou a oportunidade para divulgar a lista de árbitros que trabalharão no VAR. A menos que aconteça alguma mudança, o Brasil também não será representado. Neste caso, o único sul-americano é o Esteban Daniel Vega, do Uruguai. Os outros virão de países como França, Espanha e Irlanda.

O Mundial

O Mundial de Clubes do Catar já tem data para acontecer. Será entre os dias 11 e 22 de dezembro. Times de todos os continentes serão representados. Já estão classificados clubes como Liverpool, Monterrey, Esperance de Túnez, Hienghène Sport e os anfitriões Al-Saad. Assim, faltam apenas as definições dos clubes da Ásia e da América do Sul. Nosso continente será representado na competição por Flamengo ou River Plate.

LEIA MAIS

Conmebol divulga arbitragem para final da Libertadores com juiz criticado em decisão da Copa América