Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Sunderland ainda luta para sair da terceira divisão inglesa após série da Netflix

Black Cats, que viraram queridinhos da audiência graças a produto Netflix, tentam o retorno à segunda divisão da Inglaterra, mas estão fora da zona de classificação da Liga One

Tiago Lemos
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação / Netflix / Torcedor do Sunderland.

O Sunderland, clube que teve uma temporada de sua história narrada em série documental da Netflix, está fora da zona de classificação para tentar voltar à segunda divisão inglesa.

Com 25 pontos, os Black Cats ocupam o sétimo lugar da Liga One, terceira divisão da Inglaterra. Apenas seis clubes se garantem na briga pelo acesso. Os dois primeiros colocados sobem e os quatro seguintes vão aos play-offs. Pela competição atual, o time que atua no Estádio da Luz volta a jogar no dia 23 de novembro, contra o Coventry City, sexto colocado.

Campeonato Inglês 2021/22

Confira a classificação atualizada

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Na última temporada, o Sunderland bateu na trave. Depois de eliminar o Portsmouth, disputou a decisão dos play-offs de acesso da Liga One contra o Charlton Athletic, mas perdeu por 2 a 1.

Seis vezes campeão inglês (1891–92, 1892–93, 1894–95, 1901–02, 1912–13 e 1935–36), o tradicional clube da cidade de quase 180 mil habitantes tem uma torcida apaixonada.

Sunderland viveu crise após rebaixamento

Na temporada 2017-18, o Sunderland disputou a segunda divisão depois de passar dez anos na Premier League. A série retrata a tentativa de retorno à primeira divisão. Os Black Cats, no entanto, sofrem na Championship e brigam nas últimas posições.

Além dos bastidores do antes, durante e depois de cada jogo, “Sunderland ‘Til I Die”, título original de “Sunderland Até Morrer”, mostra a pressão que diretoria, comissão técnica e jogadores vivem durante o ano para evitar o rebaixamento.

Sunderland

Torcedores dão aula de amor na tela da Netflix

Mas são os fanáticos torcedores do clube do nordeste inglês os personagens principais dos oito episódios da série, que duram entre 37 e 46 minutos. É no amor incondicional da torcida que está a melhor parte do produto.

“Sunderland Até Morrer” mostra que a cidade está emocionalmente envolvida com o clube. Em uma das cenas, fiéis lotam uma igreja vestidos de vermelho e branco, as cores do time.

“Vamos orar pelo clube de futebol do Sunderland e pela nossa cidade. Ajude-nos a entender o que o futebol significa em nossa comunidade. Mostre-nos como o futebol pode nos ajudar a nos unir. Nos guie para tirar o melhor proveito de cada jogo”, pede o padre.

“Ajude-nos por meio da nossa raiva e da nossa fúria, quando a equipe não estiver fazendo o melhor que pode. Ajude o povo de Sunderland e sua frustração, pois eles são pessoas boas, que trabalham duro”, completa, diante de torcedores que chegam a chorar.

Sunderland é sucesso com a audiência

Desde 14 de dezembro de 2018, data de lançamento da série, que o Sunderland tem se tornado um clube ainda mais querido por torcedores além da Inglaterra. No site IMDB, o produto Netflix tem nota 8,2.

Com isso, a diretoria aproveitou o sucesso para vender camisas encalhadas da temporada 2017-18 pela internet. Uma segunda temporada da série está confirmada. Os novos episódios devem retratar o quase acesso alcançado na disputa da última Liga One.

Atualmente, o Sunderland AFC possui 1,6 milhão de seguidores no Facebook, 920 mil no Twitter e 271 mil no Instagram.

Confira um dos posts do clube no Instagram:

View this post on Instagram

Nothing to separate the two sides at full time.

A post shared by Sunderland AFC (@sunderlandafcofficial) on

 

Desempenho melhora em casa

Se durante o produto Netflix um dos pontos negativos do Sunderland é a terrível campanha como mandante, a situação melhorou. Na Liga One, em duas temporadas, o clube perdeu apenas uma partida diante de seus domínios.

Na atual edição, são sete vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Cinco triunfos e dois empates desses jogos foram obtidos dentro de casa. Parece ser o caminho para conquistar o acesso e voltar a brigar por uma vaga na Premier League.

Leia mais:

Neymar mira grande atuação contra o Real Madrid para “despertar” interesse do Barça, diz jornal

Atual comandante de Neymar vira alvo do Bayern de Munique