Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Olimpíada: Tóquio finaliza construção do Estádio Olímpico

Principal arena da competição, Estádio Olímpico está pronto para receber os Jogos de Tóquio. Primeira competição já está agendada

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação: Comitê Olímpico Internacional

Está pronto! O Estádio Olímpico de Tóquio foi finalizado no início desta semana. A informação foi divulgada pelo Conselho de Esporte do Japão nesta terça-feira (19). Dessa forma, Tóquio entrega a sua principal arena a pouco mais de 8 meses para o início da competição. Entre outras coisas, o estádio vai receber as Cerimônias de Abertura e Encerramento do Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O estádio custou cerca de 1,4 bilhão de dólares. Vale lembrar que a construção começou em dezembro de 2016. Ou seja, todo o processo da obra durou pouco menos de três anos. A arena terá capacidade para cerca de 60 mil pessoas. Assim, será um dos estádios olímpicos com menor público da história das Olimpíadas. Em comparação, o Maracanã no Rio de Janeiro tinha capacidade para quase 79 mil pessoas. Em Londres, o estádio olímpico comportava cerca de 66 mil pessoas.

Em Tóquio, o estádio ainda não foi entregue de maneira oficial. Embora a construção tenha sido concluída, a entrega só acontecerá depois. Isso porque a arena passará por uma inspeção final. É uma espécie de pente fino antes da oficialização. Seja como for, a arena já tem data para ser entregue. Será no próximo dia 30 de novembro.

A primeira competição

O estádio vai receber a grande Cerimônia de Abertura dos Jogos. Mas este não será o primeiro evento realizado na arena. Isso porque já há um evento marcado para o local no próximo dia 1 de janeiro. Na ocasião, o estádio vai receber a final da Copa do Imperador. Assim, esta decisão será a primeira competição esportiva da história do estádio olímpico de Tóquio.

A Copa do Imperador é a segunda competição de futebol mais importante do Japão. É uma espécie de Copa do Brasil japonesa. Mas por lá, a grande final é disputada em jogo único. Ou seja, o Estádio Olímpico de Tóquio terá o primeiro grito de campeão pouco mais de um mês depois da conclusão de suas obras.

Mas antes mesmo da grande final, o estádio será oficialmente inaugurado no próximo dia 21 de dezembro. Os japoneses preparam uma grande festa com direito a shows, luzes e vários atletas. Entre esses atletas, já está confirmada a presença do astro jamaicano Usain Bolt.

LEIA MAIS

Tóquio revela novo pacote de medidas de combate ao calor na Olimpíada