Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Quem foi Webb Ellis, que dá nome a taça da Copa do Mundo de Rugby?

Webb Ellis é considerado o pai do rugby moderno e dá o nome do troféu do vencedor da Copa do Mundo de Rugby

Luis Feitosa
Jornalista graduado e amante de futebol e futebol americano

Crédito: Reprodução/Divulgação

A Copa do Mundo de Rugby 2019 vai chegando ao fim e o tão sonhado troféu Webb Ellis será entregue ao vencedor. Mas, afinal, quem foi Webb Ellis?

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nascido em Salford, Inglaterra, em 1806, William Webb Ellis é considerado o inventor do rugby moderno. Filho de James e Ann Ellis, a família se mudou para a cidade de Rugby após a morte do seu pai em 1812. Na escola da cidade, William se destacava pelo bom desempenho e ficou conhecido após um ato que o intitularia como criador do rugby. Após correr com a bola de futebol embaixo do braço em 1823, Webb Ellis teria dado início ao novo esporte. Na época, o ato era proibido ainda.

Em 1826, William se mudou para Oxford para estudar e concluiu seu bacharelado e mestrado. Com a vida dedicada à igreja e a parte administrativas de universidades, Webb Ellis morreu em 1872 na França. Seu túmulo é mantido e homenageado pela Federação Francesa de Rugby até hoje.

No entanto, nunca foi comprovado que Ellis foi o inventor da modalidade já que há divergências no relato de Matthew Bloxam. Contemporâneo de Ellis, Bloxam divulgou a primeira vez com 1823. Quatro anos depois mudou para 1824 e quatro anos depois disso aumentou para 1825. Com isso, ninguém conseguia realmente afirmar a veracidade do relato.  Com a ascensão do esporte, um comitê do Old Rugbeians decidiu investigar mais a fundo a história. Entre pessoas da época entrevistadas, ninguém lembra do nome Ellis. Apenas Thomas Harris lembra do nome do “pai” do rugby, mas afirmou que já existia meninos correndo com a bola antes de ser permitido.

Sem uma definição, Webb Ellis continua sendo intitulado como o pai do rugby até que se confirme a veracidade.

LEIA MAIS:

Copa do Mundo de Rugby 2019: All Blacks conquistam o terceiro lugar após vitória contra Gales