Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Tsitsipas surpreende Federer e avança à final do ATP Finals

Atleta de 21 anos faz história em sua primeira participação no torneio britânico

Felipe Gomes da Costa
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/Twitter ATP Tour

Neste sábado (16), o tenista Stefanos Tsitsipas, atual número seis no ranking mundial, avançou à final do ATP Finals, em Londres. Em duelo de 1h36, ele derrotou o suíço Roger Federer (três do mundo), hexacampeão do torneio, por 2 sets a 0, em parciais de 6/3 e 6/4. Na decisão da competição britânica, o jovem atleta enfrentará o vencedor do confronto entre Alexander Zverev e Dominic Thiem.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O jogo

Em grande fase no circuito, Tsitsipas não se intimidou contra Federer. Logo no segundo game do primeiro set, o grego quebrou o saque do histórico adversário e abriu 2/0. Mostrando muita frieza nos momentos decisivos, o jovem atleta precisou se superar no sétimo game, quando reverteu um placar de 0-40. No nono game, quando sacava para o set, Tsitsipas voltou a mostrar consistência. Em longo duelo, o jovem salvou outros três break points e conseguiu confirmar seu serviço para fechar em 6/3, abrindo 1 a 0.

O início do segundo set teve cenário semelhante. Logo no terceiro game, o grego voltou a quebrar o saque de Federer, abrindo 2/1. No jogo seguinte, o suíço encontrou forças para devolver o break, deixando tudo igual. Apesar do susto sofrido, Tsitsipas não se abateu. Em mais uma demonstração de frieza, o jovem tenista voltou a conquistar um break, abrindo 3/2. Novamente com a vantagem em mãos, o grego teve mais tranquilidade. No décimo game, quando o rival sacava para o jogo, o suíço chegou a dois break points, ensaiando nova reação. Assim como em outras oportunidades, Tsitsipas manteve a paciência e conseguiu a reviravolta para fechar em 6/4, sacramentando sua ida à decisão do ATP Finals.

Adversário de Tsitsipas na decisão do ATP Finals

Na final do ATP Finals, Tsitsipas enfrentará o vencedor do embate entre o alemão Alexander Zverev (sete do mundo) e o austríaco Dominic Thiem (cinco do mundo). A partida será disputada também neste sábado, às 17h (de Brasília).

No confronto direto contra Zverev, Tsitsipas leva boa vantagem: 4 a 1. Contra Thiem, porém, o jovem grego costuma encontrar dificuldades. Em seis duelos disputados entre ambos, o austríaco soma quatro vitórias.

Leia mais: Tênis: Zverev elogia atmosfera da O2 Arena no ATP Finals: “onde eu jogo o meu melhor tênis”

Thiem x Zverev: veja quem leva a melhor no retrospecto dos tenistas