Futebol para cantar: playlists musicais e boleiras do Spotify

Na semana passada o Spotify lançou um verdadeiro extrato musical de seus ouvintes. De uma hora para outra, todos os assinantes e artistas estavam compartilhando suas top 5, seus gêneros prediletos, países e artistas mais ouvidos no seu tocador.

Aira Bonfim
Colunista do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/Spotify

No meu caso, tudo muito óbvio para quem me conhece. Gilberto Gil como artista mais ouvindo (ah ! jura??), e a música Dorival, da Academia da Berlinda como canção mais tocada (reflexo da minha frustração de não ser pernambucana e rezar todos os dias para me levarem embora para o Recife…)

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Brincadeiras a parte – porque essa coluna é séria para caramba e não pode nunca, perder a ternura -, desde que o futebol chegou para abalar campos e corações, a linguagem musical nunca ficou de fora dessa amálgama esportiva convertida em cultura e parte da uma controversa identidade brasileira.

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

FUTEBOL É MÚSICA

Pois é.

Artistas de todas as épocas cantaram o futebol.

Cantores e cantoras se tornaram torcedores irremediáveis.

Jogadores (pasmem!) gravaram seus hits anos a fio.

“Churrasco e futebol” é a combinação mais visível que a “criatividade” humana conseguiu criar nas listas de Spotify

e sim, sempre ouviremos a música do Skank quando o tema for futebol….! Sim, é um fato consumado, assim como o próprio anúncio de 2019 que a banda vai acabar.

TOP PLAYS

Separei algumas playlists do Spotify porque vale muito a pena experimentar os diferentes filtros musicais aplicáveis a ideia de “futebol”.

Afinal, recesso e férias estão ai, na boca do balão. É hora de relaxar, entregar relatórios, comparecer na festa chata da firma e fazer o sorteio do amigo secreto da família… Tudo sempre igual, porém com um sonzinho diferente!

  1. Chico e o Futebol

Bom, quase todo mundo sabe que trabalhei por 7 anos no Museu do Futebol e lá, dentre tantas coisas, fazer playlists passou a ser uma tarefa orgulhosamente assumida por diferentes componentes das equipes desde que o Spotify surgiu.

Essa play do Chico Buarque foi a Dani Alfonsi, Diretora de Conteúdo do museu que fez. A lista é completíssima e uma grande homenagem a uma dos maiores músicos brasileiros, torcedor do tricolor carioca e cidadão que levou a sério a tarefa de inventar refrão com o tema futebol.

 2) Estéticas Periféricas FC

Essa playlist também pertence ao Museu do Futebol mas foi feita coletivamente durante um evento muito maneiro chamado Estéticas da Periferias, em 2017.

Na ocasião, a praça Charles Miller foi ocupada por duas quadras de futebol de rua e, naquele dia, foi comemorado o aniversário de 1 ano da primeira equipe de futebol de garotos trans do país, os Meninos Bons de Bola (aliás, tem um texto bacana meu sobre eles).

Teve também sarau de poesia, feira de economia solidária, lambe-lambe, samba de mulheres negras, cinema na fachada e muita feijoada com cerveja. Toda essa experiência envolta de muito futebol está traduzida nas escolhas dos artistas, letras e representações de brasilidades da play.

3) Só Para Contrariar F.C.

Gentem! É Bom demais!

A play do Jansen Dias é um ao vivão do Só Pra Contrariar que “enche de prazer e faz enlouquecer”!

Aliás, é o primeiro álbum ao vivo do SPC. “Diz ai Rogério o que se vai fazer??”

Só tem hits de um dos grupos de pagode mais queridos do Brazel!  Foi lançado em 1996 com os grandes sucessos dos shows e das músicas lançadas nas rádios dos três primeiros álbuns de estúdio do grupo.

E o Alexandre Pires (apenas nacionalmente conhecido na época) vestindo a camisa da seleção brasileira da Umbro é uma pérola.

4) Copa América 2019 | Vibra Continente

Essa lista é para o espírito jovem rebolante.

Eu poderia chamar de “Anitta e seus amigos latinos” porque é a cara da Copa América, cheia de craques da vez, que estouram e… somem de uma hora para outra….mas a gente gosta né?

Tem também uma coisa meio churrasco… cerveja… self….putaria… Enfim, pode não ser o seu estilo, mas tem um continente inteirão que gosta… igual a Copa América 2019!

5) Pras Gay Jogar Futebol

A viada que tem dentro de mim, cumprimenta a viada que tem dentro de vocês!

Para romper esteriótipos e gavetinhas, hora de chamar a RuPaul para time e entrar no jogo.

O Unicorns é uma equipe de futebol de homens gays que chegou para abalar os campos machistas e homofóbicos do futebol brasileiro.

Rezo diariamente para que num futuro próximo eles estejam organizando a abertura da Copa do Mundo para pulverizar as cores purpurinadas do arco íris nos boy tudo!

6) Músicas para vídeos de futebol

Caros… isso aqui eu achei inusitado.

É uma lista de artistas que provavelmente a maioria você não conhece. Eu inclusive. Mas ai, é só você imaginar uma bela cena de jogada, de dibre, de lance de gol e ??? E a trilha serve perfeitamente! Cinematográfico.

Fica parecendo aqueles comerciais importados, com jogadores da Europa vendendo perfume, calça jeans ou cueca mesmo.

7) Brechó do Futebol

O Brechó do Futebol é uma loja de artigos boleiros que eu morro de vontade de conhecer lá em Porto Alegre. O André, dono da playlist não deve saber disso, mas minha paixão foi revelada nesse momento. Rs…

A lista é o puro rock vintage, algo muito peculiar para um bar-brechó dedicado e decorado com tudo que diz respeito ao futebol.

Imagina só… várias camisas loucas… pebolim… cerveja….comidinhas….e?? um sonzão tocando de fundo!

Curiosidade: a lista tem 778 músicas e dura 47 horas e 34 minutos. Uma rave!

8) Paz, Carnaval, Futebol

Na moral… poderia chamar…. “paz no céu e inferno na terra”!

Pode ligar essa play se a festa estiver caindo que é “pura malícia pop brasileira 2019”.

Jenifer, Malévola, Piscininha Amor, Parado no Baião, Tu ta na gaiola, Taki Taki…. É uma seleção de craques no jogo de descer até o chão!

É o Flamengo atropelando o Grêmio esse ano! Não tem como parar!

9) Futebol cantado para crianças

Antes que me acusem de só colocar listas adultas…. só com “vai malandra”, aqui vai uma fofurisse!

Essa também é do Museu do Futebol: “Listinha de futebolzinho para criancinhas lindinhas”. É fofo gente!

Não que criança precise de uma formato específico de música, mas a seleção é atraente e divertida! Tem o Sócrates cantando ” Corinthians do Meu Coração!” com o Toquinho, fofis!

10) Hello Recife

“Volteeeeeeeeeeeeeei Recife, foi a saudade que me trouxe pelo braço!”

Para um futebol carnavalesco

Para um futebol maracatú

Para um futebol frevístico

Para um futebol brincante

Para um futebol manguebeat

Para um futebol pagode russo

Para um futebol de siri jogando bola. Essa é uma lista linda, feita de festa, rivalidade e muito Pernambuco! Amo!

A lista foi fruto de uma exposição temporária do Museu do Futebol em Recife.

PARA LER MAIS

Aira Bonfim: O futebol de várzea que agoniza mas não morre

Aira Bonfim: conheça a origem de uma das palavras mais importantes do futebol