Germán Cano é a melhor aposta do Vasco para o ataque nos últimos anos

Centroavante de 31 anos, Germán Cano chega ao Cruz-maltino depois de dois anos sendo o principal artilheiro do Campeonato Colombiano

Luiz Mutschele
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: twitter oficial Vasco

Um dos maiores problemas nos últimos anos do Vasco tem sido o ataque, onde há muito tempo a torcida não tem aquele jogador que possa chamar de “homem-gol”. Muito disso também é culpa do próprio Cruz-Maltino, que fez um grande número de apostas questionáveis em jogadores que chegavam ao clube depois de terem um desempenho ruim em suas ex-equipes.

A história mais bonita do futebol agora tem um banco. Faça parte do meu BMG Vasco!

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Talvez a única aposta que tenha chegado bem era Luís Fabiano que tinha feito 23 gols em 29 jogos na China, porém como ele já vinha de muitos problemas físicos, acabou tendo problema com lesões e não rendendo o que se esperava. Mas pegando os outros jogadores que chegaram para a posição depois da volta à primeira divisão do Vasco, temos o seguinte desempenho no último clube de cada um:

  • Andrés Rios: veio do Defensa y Justicia, onde em 34 jogos marcou sete gols.
  • Maxi López: veio da Udinese, onde em 29 jogos marcou seis gols.
  • Riascos: veio para sua segunda passagem no Vasco do Millonarios, onde em 38 jogos marcou 10 gols.
  • Vinicius Araujo: veio do Zaragoza, onde em 19 jogos marcou apenas um gol.
  • Ribamar: veio do Ohod Al-Medina (RSA) onde em 11 jogos marcou três gols.

Se somarmos os cinco jogadores, teremos um total de 131 jogos disputados por eles com 27 gols marcados. Quando chegamos nesse número que podemos começar a analisar a mudança de aposta vascaína ao contratar Germán Cano. Apesar de ele ter tido uma passagem bastante discreta pelo México, desde sua chegada no Independiente Medellín em 2018 ele atingiu números impressionantes, como podemos ver abaixo:

  • 2018 – jogou 50 jogos e marcou 34 gols.
  • 2019 – jogou 47 jogos e marcou 41 gols.

Aí estão somadas todas as competições que Germán Cano disputou durante esses dois anos e deixando-o com a excelente marca de 75 gols em 97 jogos. Além disso ele foi o artilheiro do Campeonato Colombiano nas quatro edições (Apertura e Clausura) que disputou:

  • Apertura 2018 – dividiu a artilharia com Edder Farías do Once Caldas, ambos com oito gols.
  • Clausura 2018 – artilheiro isolado da competição com 16 gols.
  • Apertura 2019 – artilheiro isolado da competição com 21 gols.
  • Clausura 2019 – artilheiro isolado da competição com oito gols.

Características de Germán Cano

Olhar os números dele dá uma noção inicial do que esperar, pois ele tem um alto número de gols, mas um baixíssimo de assistências: apenas três no mesmo período. Ou seja, falamos de um atacante definidor e quando observamos seus gols marcados, vemos que ele é o tipo de centroavante que joga próximo a área para receber a bola e definir.

Muitos dos gols são de um, dois toques na bola (o domina e chuta), então é fundamental entender que para ele poder render o que se espera, o técnico Abel Braga não poderá utilizá-lo como muitos técnicos brasileiros tem feito nos últimos tempos com centroavantes: colocando ele muito longe da área, precisando voltar para buscar jogo, etc.

O time do Independiente Medellín pensou um esquema para que as jogadas fossem armadas para que Cano apenas pudesse as definir e precisará ser o mesmo no Vasco para que funcione, pois gols como podemos ver ele sabe fazer, restará saber utilizá-lo da forma correta.

O Cruz-maltino tem em Germán Cano um jogador com uma idade boa (31 anos) e que vem no melhor momento de sua carreira para a equipe. Foi sem dúvida um grande acerto da diretoria sua contratação, pois trouxe alguém que de fato dá para esperar um bom desempenho e que pode ser por um bom tempo a referência do time. Sem dúvida que como toda aposta, também existe a chance de dar errado, porém dessa vez o clube carioca tentou diminuir ao máximo esse risco.

Leia mais:

Copa são Paulo de Futebol Júnior terá transmissão da TV Cultura em 2020

Insatisfeito com postura de Arteta, Xhaka deve deixar o Arsenal e acertar com Hertha

Dele Alli é o principal jogador do Tottenham desde a chegada de Mourinho

Imprensa espanhola rasga elogios a zagueiro Felipe do Atlético de Madrid