Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Nike F.C: um projeto dentro e fora de campo

O segundo treinão da Nike F.C., no Estádio Municipal Pacaembu, teve a presença de algumas jogadoras do Corinthians

Papo de Mina
O "Papo de Mina" é um projeto independente de jornalismo, que visa fortalecer a presença da mulher no ambiente esportivo e em todas as áreas da comunicação. Neste espaço você vai ler, ouvir e ver mulheres que vivem o esporte, mas que também falam sobre diversos assuntos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe!

Crédito: Jogadoras no treino - Foto: Tayna Fiori

Por Tayna Fiori e Lívia Camillo

Uma noite para o futebol feminino conquistar mais espaço. Em sua segunda edição, a Nike estruturou um grande treino para 230 meninas. Geralmente, esses treinos ocorrem no Parque Ibirapuera, na Grande São Paulo. Porém, dessa vez, teria uma diferença: ocorreria no Pacaembu. 

Emily Lima no treino - Foto: Tayna Fiori

Emily Lima no treino – Foto: Tayna Fiori

As meninas se juntaram no check-in e a emoção começou a partir de lá. Emily Lima, embaixadora da Nike neste projeto, estava presente no evento. Ela treinou realizou o treinamento das meninas e contou para o Papo de Mina como ele aconteceria: “A metodologia do treino se divide em quatro partes: fundamento, técnico, rachão e a resenha. Orientamos na parte técnica, queremos que as meninas se divirta”.

Cris Gambaré e Milene Domingues no treino - Foto: Tayna Fiori

Cris Gambaré e Milene Domingues no treino – Foto: Tayna Fiori

Após a entrada em campo de todas presentes, as meninas escutaram grandes personalidades do Corinthians Feminino. Milene Domingues e Cris Gambaré, ex-jogadora e diretora do futebol feminino respectivamente, discursaram para as jogadoras dentro de campo. Cris falou um pouco sobre o planejamento do Corinthians para os próximos anos e sobre a história do time no futebol feminino. Milene contou um pouco sobre como o esporte cresceu nos últimos anos. Ela, em entrevista, falou como vê o futebol atualmente: “Eu tinha dificuldade para encontrar outra garota que jogava, era quase impossível. Hoje o futebol não é mais um esporte de homem, o esporte é para todos, todas as pessoas e gêneros. É uma mudança cultural. 25 anos atrás existia outro sentimento, as famílias não aceitavam e isso mudou na grande maioria”.

O treino 

As meninas foram divididas em quatro campos, dentro do grande Pacaembu. No primeiro momento, elas começaram a treinar os passes entre elas. Todas treinaram os fundamentos básicos do esporte, incluindo a cabeceada. 

Após terminarem isso, as garotas foram encaminhadas para o rachão, divididas em quatro times por espaço de campo. Nesse momento, algumas jogadoras do Corinthians foram convidadas para entrar em campo e jogar com as meninas.

Jogadoras do Corinthians no treino - Foto: Tayna Fiori

Jogadoras do Corinthians no treino – Foto: Tayna Fiori

As meninas se agitaram e era possível ver o brilho nos olhos delas. Depois de terminar todas as partidas e o treino, a Nike disponibilizou uma resenha. As garotas puderam comer no pós-jogo e escutar um pagodinho junto com todos do Corinthians

As personalidades

Dentre as jogadoras que estavam em campo, Carol Pardal e Gabi Nunes conversaram com o Papo de Mina. Gabi ressaltou a importância do treino: “As meninas reunidas para jogar futebol é muito importante. Isso é o sonho de qualquer um. Muitas estão tentando ser profissionais, então é uma honra podermos estar junto com elas”.

Pardal falou sobre as mudanças: “É incrível ver tudo isso que está acontecendo. Ver que as meninas estão sonhando. Um dia eu estive no lugar delas, sonhei como elas e agora conquistei. Ver essas meninas com o brilho nos olhos é muito incrível mesmo”. As duas valorizaram muito o apoio que está sendo dado a elas, dentro e fora de campo. 

Além das jogadoras, conhecemos a história da Fernanda e da Lara. Fernanda é flamenguista e estava no treinão vendo o jogo do seu time na final da Taça Libertadores. Aos 30 anos, ela nos contou que troca para poder jogar futebol. “Eu me encontrei de novo” – disse a carioca.

Fernanda, carioca que estava no treino - Foto: Tayna Fiori

Fernanda, carioca que estava no treino – Foto: Tayna Fiori

Lara, 20 anos, estava presente no treino da Nike F.C. também. Ela contou que encara o evento como uma oportunidade para as mulheres, aumentando a visibilidade feminina no esporte. A menina atua por um time paulista, NEXT, e veio para São Paulo em busca da profissionalização no esporte. “Eu sonho com esse momento desde os seis anos de idade. Estar jogando aqui, no Pacaembu, e ainda com as jogadoras do Corinthians, eu estou realizada. É um sonho realizado”. Lara, como muitas meninas presentes, sonha com o dia que vai poder atuar profissionalmente pelo futebol feminino. 

Lara estava no treino - Foto: Tayna Fiori

Lara estava no treino – Foto: Tayna Fiori

A Nike F.C realiza uma quantidade bem válida de treinos para meninas. A ideia da empresa, como apresentado, é aumentar cada vez mais a quantidade e o número de vagas, que são pequenas.

https://www.instagram.com/tv/B58iRZopUDh/?utm_source=ig_web_copy_link