Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Palmeiras de 1993 x Flamengo de 2019: ex-zagueiro elege o melhor time e destaca: “Nós tínhamos o Edmundo”

Antônio Carlos Zago ainda criticou quem diz que o Flamengo atual é superior ao time de 1981, que conquistou a primeira Libertadores e o primeiro Mundial da história do clube rubro-negro e tinha nomes como Zico, Júnior e Adílio

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Crédito: Divulgação/Site Palmeiras

Peça importante no Palmeiras de 1993 e 1994, o ex-zagueiro Antônio Carlos Zago, atualmente no comando do Red Bull Bragantino, admite que é difícil comparar o time alviverde do início da década de 90, bicampeão Paulista e Brasileiro com o Flamengo desta temporada, campeão Carioca, Brasileiro e da Libertadores.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Em entrevista ao UOL Esporte, ao ser questionado sobre o assunto, Zago destacou que o Palmeiras de 1993 tinha Edmundo, que segundo ele ‘não tem comparação com os jogadores que tem no Flamengo hoje’.

É uma briga boa. Talvez naquele Palmeiras de 93, 94 sobressaía um pouco mais a individualidade, não era tanto o jogo coletivo, como, talvez, tive no São Paulo, em 91 e 92. Era um jogo mais coletivo. Você não tinha tantos jogadores bons individualmente, mas coletivamente o São Paulo tinha um jogo mais bonito. No Palmeiras de 93 nós tínhamos o Edmundo, que não tem comparação com os jogadores que tem no Flamengo, hoje“, avaliou Zago.

O Edmundo, na minha opinião, foi um dos dez melhores jogadores que nós tivemos aí nos últimos anos. O que ele fazia era brincadeira. Nós tínhamos o Evair como centroavante, que marcou uma época, o Edílson, depois tinha o Rivaldo, que chegou no ano seguinte. Então, é difícil você fazer uma comparação. Eu sei que as duas equipes marcaram história, cada uma dentro do seu período. Antigamente, as outras equipes ofereciam uma maior dificuldade para você, porque nós tínhamos melhores jogadores aqui no futebol brasileiro e em geral. Aquele Palmeiras apresentava um futebol bonito, como o Flamengo de hoje apresenta“, acrescentou.

FLAMENGO DE 2019 X FLAMENGO DE 1981:

Outra comparação que tem sido feita com frequência nos últimos meses e gerado muito debate entre comentaristas e torcedores é a do time atual do Flamengo com o de 1981, que tinha nomes como Zico, Júnior, Leandro, Andrade e Adílio, e conquistou a primeira Libertadores e o primeiro Mundial de Clubes da história rubro-negra.

Eu vi um programa esses dias aí dizendo que esse Flamengo de hoje joga melhor do que o Flamengo de 81. Aí os caras estão querendo bater no Zico, no Adílio, no Andrade, no Leandro, que foi um dos melhores laterais que teve no futebol brasileiro“, disse Zago.

Os zagueiros na época eram Marinho e Mozer. Na lateral-esquerda tinha o Júnior, Júlio César [que saiu do clube antes das duas conquistas] na frente… O Nunes todo mundo falava que era um caneludo, mas fazia gol como ninguém. Depois, teve Tita, depois veio Bebeto, então, a gente não pode pisar na história de um clube como fizeram algum tempo atrás. Eu acho que você tem que olhar bem aquilo que esses jogadores faziam pra poder comparar com os jogadores de hoje”, completou o treinador do Bragantino.

LEIA MAIS:
Ex-Liverpool, brasileiro fala sobre o Mundial: “A Premier League é muito mais importante”
Ex-jogadores do Liverpool relembram clima amistoso no Mundial de 81: “Eu nunca tinha ouvido falar do Flamengo, só conhecia o Santos”

As melhores notícias de esportes, direto para você