Paris quer Taiti como sede do surfe olímpico dos Jogos de 2024

Taiti é a maior ilha da Polinésia Francesa. Assim, os organizadores querem que as provas olímpicas do surfe sejam realizadas por lá

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: YouTube/ World Surf League

As provas do surfe dos Jogos Olímpicos de 2024 podem acontecer bem longe de Paris. Pelo menos essa é a vontade dos organizadores. De acordo com os organizadores, a capital francesa, que sediará os Jogos Olímpicos, não seria o local ideal para a realização da competição. Nos últimos meses, a imprensa já tinha ventilado a possibilidade de outros locais.

ocê conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Entre esses locais estavam a Bretanha e Biarritz. Ambos os locais ficam localizados na costa atlântica da França. Mas de acordo com o jornal inglês The Guardian, o grande desejo dos organizadores é mesmo o Taiti. Caso a decisão se confirme, a ilha vai receber a segunda edição de um evento olímpico de surfe na história. Isso porque a estreia da modalidade em Olimpíadas vai acontecer em 2020, nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Sobre esse assunto, o Comitê Olímpico Internacional (COI) não se pronunciou de forma direta. Em entrevistas, diretores da entidade dizem entender que essa não é uma escolha que lhes cabem. Mas ao mesmo passo que tentam não criar polêmica, mostram preocupação com a decisão. Isso porque o Comitê não gosta muito de separar os eventos esportivos dentro de uma mesma olimpíada.

Preocupação com a distância

A discussão em torno de uma mudança no local das competições de surfe não é nova. No último mês de julho, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, deu a sua opinião. “A escolha está nas mãos do comitê organizador (da França)”, disse ele. “Mas eu disse em junho, e não mudei de ideia, que minha opinião pessoal é que, se você tem dois ou mais locais candidatos, do mesmo nível esportivo, eu definitivamente prefiro a opção mais próxima do centro da cidade. Jogos, para que atletas e espectadores possam se beneficiar da atmosfera das Olimpíadas”, completou.

Essa é uma questão cara ao Comitê Olímpico Internacional. Isso porque há uma preocupação com o quesito do espírito olímpico. De acordo com a entidade, o espírito olímpico se perderia caso as competições se separassem. Isso explicaria, de acordo com o comitê, o fato de uma edição de Jogos Olímpicos não serem realizados por um país, e sim por apenas uma cidade.

Hoje, um voo direto de Paris para o Taiti dura em média 23 horas. Seja como for, de acordo com a agência de notícias AFP, a ilha é clara favorita para receber as competições de surfe. Isso porque o local é palco de algumas das ondas mais impressionantes do planeta.

Vale lembrar que os cidadãos do Taiti também são considerados franceses. Eles possuem todos os direitos civis e políticos do país europeu.

LEIA MAIS

Silvana Lima é confirmada nas Olimpíadas de Tóquio em 2020