Pirelli inaugura módulo de fabricação de pneus de competição

Fábrica em Campinas produz pneus para campeonatos no Brasil e na América Latina

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Marcos Fioravanti/Pirelli

A Pirelli inaugurou na última terça-feira (11) um novo módulo em sua fábrica localizada em Campinas, no interior de São Paulo, voltado exclusivamente para a produção de pneus de competição. O local, que recebeu um investimento de um milhão de dólares para construção entre 2018 e 2019, será onde pneus para competições no Brasil, Argentina e Costa Rica serão produzidos.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O novo módulo de competição produz um pneu a cada dez minutos. Isso representa 132 pneus feitos por dia. A capacidade máxima da planta específica para os compostos para corridas é de 50 mil pneus por ano. A produção atende categorias como Rally dos Sertões, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil; Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione na Argentina; e CTCC e Toyota Yaris Cup na Costa Rica.

“A Pirelli está presente há mais de um século nas competições automobilísticas, produzindo pneus de alto conteúdo inovador e tecnológico. A modernização do módulo de competição da fábrica de Campinas acompanhou o crescimento da demanda por pneus das diversas categorias da região”, disse Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente Sênior da Pirelli na América do Sul.

O local, visitado pela reportagem de TORCEDORES, emprega 13 pessoas que trabalham especificamente no módulo de competições. O trabalho é praticamente artesanal, com lotes anuais produzidos para cada tipo de competição. A unidade ainda pode produzir pneus específicos, com poucas unidades, já que o processo de fabricação destes pneus é dos mais versáteis.

LEIA MAIS:
Confira a programação para a decisão da Stock Car