Título, polêmica e goleadas: Relembre a última passagem de Luxemburgo no Palmeiras

O vitorioso treinador foi anunciado na noite deste domingo no clube que conhece muito bem

João Pedro Prado Restani
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Divulgação/SE Palmeiras

O primeiro título relevante do Palmeiras no século e último estadual conquistado pelo clube foram conquistados em 2008, ano que coincide com o início da última passagem de Vanderlei Luxemburgo no time da Barra Funda, último técnico a vencer o Campeonato Paulista pela equipe. Através de seu Twitter oficial, o Palmeiras anunciou que Vanderlei será seu comandante em 2020, mas você lembra da última passagem do vencedor treinador pelo Alviverde?

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Em 2008 o time paulista completava seu oitavo ano sem nenhum título relevante, sendo o último a Copa dos Campeões de 2000. Nesse cenário de pressão por alguma conquista, Luxemburgo assumia a equipe pela quarta vez, com a missão de tirar o Verdão de tal fila. O técnico que tinha um trabalho recente no Real Madrid começou bem sua caminhada, vencendo o modesto Sertãozinho por 3 a 1 pelo Paulistão.

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

Apesar do bom começo, o Palestra passou por uma sequência de quatro jogos consecutivos sem vencer, empatando com Mirassol e perdendo para Ituano, Noroeste e Guaratinguetá, o último desses com um placar acachapante, um sonoro 3 a 0, que tinha tudo para abalar o trabalho do renomado técnico. O time porém reencontrou o caminho certo e chegou a vencer o rival São Paulo por 4 a 1.

O time do Morumbi voltaria a entrar no caminho do Palmeiras, mas dessa vez na semifinal, sendo novamente derrotado. Na final veio a primeira polêmica, após a vitória por 1 a 0 no primeiro jogo contra a Ponte Preta, o Professor levou faixa de campeões para todo o elenco usar antes do jogo de volta, resultado: Palmeiras campeão com um magnífico 5 a 0 em pleno Palestra Itália.

A campanha no Brasileirão não foi tão empolgante, mas conseguiu o quarto lugar, garantindo vaga para a obsessão palmeirense, a Copa Libertadores da América. Na competição, o time de Luxemburgo começou avassalador, com um 7 a 1 no agregado diante do Real Potosí, que garantiu vaga na fase de grupos. O grupo palestrino tinha Sport, Colo-Colo e a atual campeã LDU, com os dois brasileiros avançando de fase.

Logo nas Oitavas o adversário era o Sport, companheiro de grupo, mas nos pênaltis o Campeão da Libertadores de 1999 conseguiu a classificação para as Quartas. Na fase seguinte veio a eliminação, por conta do critério do gol fora, o Nacional do Uruguai elimina o Palmeiras e avança na competição. Críticas começam a vir por parte da torcida e após polêmica envolvendo a negociação do atacante Keirrison para o Barcelona, Luxemburgo é demitido.

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

No balanço geral foram 110 jogos, 60 vitórias, 25 empates e 25 derrotas, com 182 gols marcados e 112 sofridos. Aproximadamente 62,1% de aproveitamento.

Com base na última passagem, vale à pena a contratação?

LEIA MAIS:

Enquete: Luxemburgo foi a melhor escolha para o Palmeiras?