Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Retrospectiva 2019- o ano no automobilismo brasileiro e mundial

2019 está acabando. Este é o momento de relembrar como foi o ano no automobilismo brasileiro e mundial, os campeões e os vencedores de algumas das principais provas do Brasil e do Mundo.

Andre Nascimento Donati
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Hamilton e Bottas, campeão e vice de 2019

Fórmula 1 e base

Na Fórmula 1, principal categoria do automobilismo, não teve quem batesse Lewis Hamilton em 2019. Afinal, foram 11 vitórias em 20 corridas, além dos quatro segundos e dois terceiros lugares. E mais: pontuou em todas as corridas. Ao mesmo tempo que o inglês conquistava o hexacampeonato, a Mercedes também comemorava o sexto título seguido de construtores.

Assista ao vivo as corridas da Indy de graça por 1 mês. Aproveite o lançamento do DAZN Brasil!

Na Fórmula 2, o campeão foi o holandês Nyck de Vries, que venceu quatro corridas e foi mais consistente que seu rival, o canadense Nicholas Latifi, que também venceu quatro vezes. O brasileiro Sergio Sette Câmara foi o quarto colocado, vencendo duas vezes. O ano também foi marcado pro um acontecimento triste na Fórmula 2: a morte do piloto  Anthoine Hubert, em Spa-Francochamps.

Já na primeira temporada da Fórmula 3 promovida pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). o campeão foi o russo Robert Shwartzman, com três vitórias na temporada. Pedro Piquet foi o quinto colocado (uma vitória); e Felipe Drugovich foi o 16º (seu melhor resultado foi um sexto-lugar)

Fórmula Indy

A temporada da Indy em 2019 foi bastante disputada, assim como vem sendo nesses últimos anos. E quem levou a taça para a casa foi Josef Newgarden, campeão pela segunda vez na carreira, numa temporada onde oito pilotos diferentes venceram pelo menos uma corrida.  Por outro lado, o vencedor das 500 milhas de Indianápolis foi o francês Simon Pagenaud, que triunfou na centenária prova pela primeira vez.

Contudo, a maior surpresa da temporada não foi na pista, mas sim nos bastidores. A categoria foi comprada pela  Penske Corporation, que tem como chefe justamente Roger Penske, dono da equipe que venceu tanto as 500 milhas quanto o título neste ano. Novos tempos surgem no horizonte da Indy.

Fórmula E

A temporada da Fórmula E começou ainda em dezembro 2018, mas a maior parte dela aconteceu em 2019. Quem levou o títluo nesta temporada foi o francês Jean-Éric Vergne, que garantiu o bicampeonato vencendo três provas durante a temporada. Lucas Di Grassi terminou em terceiro lugar (ganhou duas vezes); enquanto que Felipe Massa foi o quinto colocado. Nelson Piquet Jr correu as seis primeiras etapas da temporada (garantindo um ponto); e Felipe Nasr correu apenas três vezes, não pontuando em nenhuma delas.

Em dezembro deste ano ainda começou a temporada que se estenderá por 2020.  Sam Bird e Alexander Sims venceram as duas corridas da rodada dupla que aconteceu na Arábia Saudita.

Turismo e Stock-Cars

Na Monster Energy, principal categoria da Nascar, Kyle Bush conquistou o seu segundo título na carreira ao vencer a etapa final da categoria, realizada em Homestead, derrotando seus concorrentes no playoff. Na Xfinity Series, o campeão foi Tyler Reddick; enquanto que Matt Crafton foi campeão da Truck Series,

No WTCC, o campeão foi húngaro  Norbert Michelisz, que venceu cinco corridas na temporada. Já Augusto Farfus foi o 15º colocado. Na DTM, quem levou a taça foi o alemão René Rast, que chegou ao lugar mais alto do pódio; enquanto que Pietro Fittipaldi foi o 15º lugar, embora tenha marcado a volta mais rápida da prova duas vezes. No BTCC, o primeiro lugar no campeonato ficou com o norte-irlandês Colin Turkington.

Na Stock Car, Daniel Serra repetiu o feito do pai em 2001 e conseguiu o terceiro título seguido na categoria. Um t´tulo conquistado graças a regularidade, já que o segundo colocado no campeonato, Thiago Camilo, ganhou seis vezes. Por outro lado, a Corrida do Milhão foi vencida por Ricardo Maurício.

O ano de 2019 também marcou a estreia da Jaguar I-Pace eTrophy, um campeonato de turismo com carros elétricos. E o campeão foi o brasileiro Sergio Jimenez. que derrotou o compatriota Cacá Bueno.

Endurance

O ano de 2019 terminou a temporada do WEC que tinha começado em 2018. As 24 horas de Le Mans foram a etapa final desta citada temporada. E assim como foi em 2018, Fernando Alonso venceu a etapa de endurance mais tradicional do mundo ao lado de Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. De quebra, o trio levou o título da temporada. O espanhol também venceu as 24 horas de Daytona, ao lado de Renger van der Zande, Jordan Taylor e Kamui Kobayashi.

A temporada 2019-2020 já teve quatro corridas disputadas neste ano.  No momento, o trio composto por Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López lidera o campeonato.

LEIA MAIS

Rally dos Sertões volta ao calendário do Mundial “off road” em 2020

Chefe da Ferrari declara que não haverá piloto principal no início da temporada 2020 da F1