‘Kobe era como um irmão mais velho para mim’, conta Pau Gasol

Espanhol atuou com Bryant no Los Angeles Lakers, onde conquistaram dois títulos da NBA, nas temporadas 2009/2010 e 2010/2011

Jonatas Pacheco
Colaborador do Torcedores

Crédito: Jonathan Daniel/Getty Images

Pau Gasol e Kobe Bryant fizeram uma dupla histórica com a camisa do Los Angeles Lakers. O espanhol chegou na franquia em 2008, após passagem pelo Memphis Grizzlies, e ao lado de Kobe, conquistou dois títulos da NBA, nas temporadas 2009/2010 e 2010/2011.

Mas a parceria de Pau Gasol e Kobe Bryant ia muito além das quadras. Os dois eram grandes amigos e compartilhavam muitos momentos juntos.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!

Siga o Torcedores também no Instagram

Em entrevista ao Los Angeles Times, divulgada nesta quinta-feira (13 de fevereiro), Gasol falou sobre o acidente de helicóptero que vitimou Kobe, a filha Gianna e mais sete pessoas, no dia 26 de janeiro deste ano.

“Eu estava dirigindo de volta para casa, em Barcelona, após assistir um jogo de basquete. Estávamos a dois ou três minutos de casa, e minha esposa recebeu diversas mensagens dizendo que Kobe Bryant tinha morrido em um acidente de helicóptero. Eu não entendi de imediato o que tinha acontecido, mas aos poucos meu rosto foi ficando completamente branco conforme ela ia me contando. Fiquei em silêncio por alguns minutos, escutando o que ela estava falando. Eu cheguei em casa e comecei a chorar. Foi difícil encontrar palavras, eu não podia falar com ninguém por alguns dias. A única pessoa que eu falei foi Robert Pelinka (gerente geral do Los Angeles Lakers) para saber o que tinha acontecido”, disse Pau Gasol.

“Eu praticamente não saí de casa desde então. Mas eu vim agora para cá (Los Angeles) para estar mais perto da família, para estar disponível para ajudar. Eu não consigo imaginar o que a Vanessa (viúva de Kobe) está sentindo. Ela teve uma perda dupla. Eu falei pra ela que poderia contar conosco para qualquer coisa, sempre. Kobe sempre foi como um irmão mais velho. Muitas vezes eu podia me aproximar dele para pedir um conselho. Kobe deixou um enorme vazio, principalmente para sua família”, completou.

A medalha de ouro olímpica em 2008

Kobe Bryant era um grande líder dentro de quadra. E Pau Gasol relembrou um episódio curioso de como o astro do Los Angeles Lakers o motivou após a perda do título da NBA na temporada 2007/2008, contra o Boston Celtics.

Dois meses depois do vice-campeonato da NBA, os dois se reencontraram na final dos Jogos Olímpicos de Pequim, na China. Mas desta vez, a dupla estava em lados opostos. Gasol defendeu a Espanha, enquanto Kobe vestia as cores dos Estados Unidos.

“Eles nos venceram na final dos Jogos Olímpicos de Pequim. Na pré-temporada seguinte com os Lakers, Kobe chegou com a medalha de ouro no training camp e a colocou no meu armário. Ele me disse ‘Nós perdemos a final da NBA passada e foi muito doloroso. Você também perdeu a final das Olimpíadas. Não deixe que isso aconteça novamente. Nessa temporada nós iremos vencer o campeonato. Sem mais derrotas’. Ele era um líder, um vencedor, e sabia motivar cada jogador. Em 2009 nós vencemos a NBA contra o Orlando Magic e eu venci a EuroBasket com a Espanha. Foi um dos melhores anos da minha vida. Na temporada seguinte nós vencemos novamente a NBA”, relembrou Pau.

O legado de Kobe Bryant

Créditos: Christian Petersen/Getty Images

Após a morte do astro da NBA, diversas homenagens foram realizadas ao redor do mundo. Torcedores dos Lakers e de outros times, amantes do basquete, personalidades de outros esportes e até famosos. Fato que emocionou o amigo Pau Gasol.

“A forma como ele impactou o mundo dos esportes, como ele tocou e inspirou tantas pessoas. Fiquei muito emocionado com tantas homenagens que fizeram para o Kobe. Ele foi um cara que compartilhou uma mensagem. ‘Você sabe que a vida é curta, então faça o melhor que você pode fazer, trabalhe para isso e sorria’. Que possamos dar continuidade ao legado que ele construiu, para mantê-lo vivo”, concluiu.

Ver essa foto no Instagram

I still refuse to believe it… it still feels like a nightmare that I can’t wait to wake up from… but if this nightmare continues, I will do what I can to keep your legacy going and your lessons present in everything I do. “The most important thing is to try and inspire people so that they can be great in whatever they want to do.” Kobe Bryant ??? I will be heartbroken for a long time, but I will forever be thankful for having had shared so much together. You inspired me and pushed me to be a better version of myself everyday. As you have done with many others. #RIPmybrother #RIPGigi #RIPJohnAltobelli #RIPKeriAltobelli #RIPAlyssaAltobelli #RIPSarahChester #RIPPaytonChester #RIPChristinaMauser #RIPAraZobayan

Uma publicação compartilhada por Pau (@paugasol) em

LEIA MAIS

Uniformes do NBA All-Star serão em homenagem a Kobe Bryant e filha; veja fotos

Memorial de Kobe Bryant deverá ser restrito e sem telão externo, diz jornal

Viúva de Kobe Bryant altera nome de fundação para homenagear a filha: “Não existe o 24 sem o 2”