Home Futebol Técnicos estrangeiros são mais cobrados no futebol brasileiro?

Técnicos estrangeiros são mais cobrados no futebol brasileiro?

O que faz uma pessoa se tornar treinador de futebol? Temos exemplos de ex jogadores que por estarem envolvidos no meio futebolístico iniciam a carreira de técnico em clubes e, em muitos casos, sem preparo nenhum, ocasiona na demissão precoce e as vezes manchando a sua imagem naquela equipe.

Felipe Silva
Fala pessoal! Meu nome é Felipe Silva, tenho 19 anos e sou estudante de jornalismo. Sou apaixonado por esportes e principalmente futebol, a coisa que mais amo na vida. Busco realizar meus sonhos na área e aprender cada dia mais com meus colegas de profissão, cujo tanto admiro. Estou aberto a qualquer coisa, seja um bate papo, sugestão e crítica. Um grande abraço!
Mas e o estudioso que nunca teve contato com a bola, ou até teve mas não tinha o dom para aquela área, como faz? Podemos pegar o caso de Maurizio Sarri, que foi funcionário por muito tempo de um banco e atualmente é técnico do Juventus com passagens por Napoli e Chelsea recentemente.
Na série A do campeonato brasileiro, que ainda não se iniciou por conta do coronavírus, (Sem data definida) das 20 equipes que disputam o título, apenas cinco técnicos não são ex jogadores, algo que mostra a realidade que a facilidade de um ex atleta que passou por clubes tem de ingressar em clubes.
Atualmente apenas dois clubes são treinadores por técnicos estrangeiros, que são Flamengo, pelo português Jorge Jesus e Atlético-MG, treinado por Jorge Sampaoli.
O último “gringo” a ser demitido foi o venezuelano Rafael, que apenas teve dez partidas no comando do Atlético-MG.
As eliminações na copa do Brasil e na sul-americana pesaram para a queda do ex goleiro da Venezuela, mas não seria uma precipitação com o trabalho de Dudamel? Sendo que em 2019 o argentino Jorge Sampaoli também foi eliminado de competições, não conquistando nenhum título ano passado? Bom, é algo para se pensar, mas a diretoria do galo não pensou duas vezes e contratou o mesmo Sampaoli, que demonstrou bons resultados, apesar de nenhum título, com a equipe do Santos.
Há algo para os técnicos brasileiros tirarem como lição dos estrangeiros que chegam ao Brasil: eles tentam implementar novas filosofias de jogo. Táticas diferentes, movimentações dentro de campo e até a rotina do centro de treinamento alterada, como fez Jorge Sampaoli quando chegou ao Santos, mudam o jeito do futebol ser tratado, não sendo algo monótono. A impaciência dos dirigentes com os técnicos “gringos” é algo inexplicável, dão pouco tempo de trabalho e se há uma sequência de resultados negativos já querem a cabeça do treinador. O técnico alemão Jurgen Klopp demorou mais de três temporadas para conquistar um título com o Liverpool. A paciência dos dirigentes foi recompensada com a conquista da Champions League ano passado.
Os resultados podem não ser imediatos, é difícil você chegar a um país diferente você tem que se adaptar a cultura, o estilo de vida, e isso leva tempo. Quantos treinadores brasileiros foram treinar equipes estrangeiras ao longo desses últimos anos? Poucos, e isso é algo para se pensar.