Home Futebol Três leituras marcantes de futebol para fazer com PDFelement

Três leituras marcantes de futebol para fazer com PDFelement

Bons companheiros de leitura podem enriquecer o período “de molho” na pandemia

Redação Torcedores
Torcedores é hoje o maior portal independente de esportes do país. Atua da cobertura de diversos esportes, eventos e equipes. Nossa redação possui uma equipe formada por dezenas de editores e colaboradores especializados na cobertura esportiva.

Uma paixão como torcer para um time de futebol pode ser intensa. Em um momento tão esquisito, em que os estádios não podem ser devidamente ocupados e que os times disputam com medo de contágio, pode ser difícil manter o entusiasmo.

PUBLICIDADE

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

Porém, é possível cultivar essa paixão de outras maneiras. Inclusive, algumas delas podem ser tão transformadoras quanto acompanhar bons jogos. Uma dessas maneiras é lendo bons livros sobre o nobre esporte bretão. A quantidade de material que existe sobre o assunto é enorme, já que estamos falando do esporte mais popular que há. Nos últimos anos esse fluxo só aumentou, seja em versões físicas ou digitais.

PUBLICIDADE

As versões em ebook, que podem ser baixadas em PDF, são completas e podem ser mais baratas que as em papel. E com isso é possível comprar todo tipo de livro sobre futebol, desde história em geral, história dos clubes, biografias de personagens importantes, obras que focam em competições, enfim, há de tudo um pouco.

Selecionamos três destaques para incluir na biblioteca de casa para boleiro nenhum botar defeito.

Pep Guardiola por Martí Perarnau

Josep Guardiola é uma lenda viva com o nome inscrito no panteão do futebol mundial. Disso, todo mundo já sabe. Mas o jornalista espanhol Martí Perarnau teve uma oportunidade única de ter um olhar privilegiado da rotina do técnico catalão: Guardiola lhe deu um ano de acesso irrestrito à sua rotina de trabalho com o Bayern de Munique durante a temporada de 2013 e 2014 – a primeira depois de deixar o Barcelona, que o alçou às estrelas.

PUBLICIDADE

Mais do que isso, Perarnau teve carta branca para “descer a lenha” em Guardiola, escrevendo o que bem entendesse sem contrapartidas. No processo, pôde ter entrevistas exclusivas com Philipp Lahm, Arjen Robben, Manuel Neuer, Thiago Alcântara, entre outros profissionais que trabalharam com o técnico.

O resultado foi Guardiola confidencial (Grande Área, 2015), livro no qual são expostas as inspirações, táticas e interações com jogadores e chefes de Guardiola naquela temporada. Um texto expressivo e leve, mas sem ser superficial.

Não satisfeito, Perarnau publicou pouco tempo depois uma sequência, chamada Pep Guardiola: A evolução (Grande Área, 2017). Nesse volume, o foco está nas duas últimas temporadas do técnico à frente do Bayern.

O autor fala em detalhe sobre as táticas vencedoras de Guardiola com exemplos de partidas reais, além de explicar seu modo de pensar de maneira ampla. Isso tudo ajuda a formar o perfil obcecado desse profissional que tantos resultados alcançou entre as quatro linhas.

PUBLICIDADE

O segundo volume não é tão impressionante como o primeiro, mas vale a leitura para quem deseja entender por que Guardiola mudou os rumos do esporte. Ambos os livros podem ser baixados para ler com seu aplicativo para abrir PDF favorito ou em versão física.

Com o PDFelement é possível editar e converter PDFs

A Pirâmide invertida

PUBLICIDADE

As regras do futebol não são exatamente difíceis como física quântica. Os detalhes que podem ser obstáculos para entender uma partida para iniciantes podem ser a regra do impedimento ou a diferença das mecânicas de pontuação entre campeonatos.

Mas as táticas de jogo são outro aspecto do futebol sobre o qual nem todo mundo tem domínio. No entanto, elas são o fundamento do sucesso das equipes vencedoras: o esporte está cada vez mais competitivo e a escolha do esquema tático mais eficiente para explorar o potencial do time aumenta a chance de bons resultados.

O livro Pirâmide Invertida: a história da tática do futebol, de Jonathan Wilson (Grande Área, 2016) não é apenas uma fonte de informação para resumir as táticas de futebol: a edição fornece toda a história evolutiva dos esquemas de jogo.

O nome da obra faz alusão aos atuais esquemas de jogo, com um homem na linha de frente, impulsionado por uma base estável de jogadores. O jornalista inglês Jonathan Wilson pinta um panorama geral da história do futebol, aprofundando em acontecimentos e usa elementos das vidas de grandes jogadores e pessoas que ajudaram a pensar o jogo para construir análises
bastante informativas.

PUBLICIDADE

É uma compra ideal para quem não se contenta apenas com a parte emocional do esporte e quer entender mais sobre um esporte que é importante para tanta gente. Para ler o livro, você pode baixar aplicativo para abrir PDF, como PDFelement, ou adquirir a versão física.

Política, Propina e Futebol

Separe o melhor programa para abrir PDF que você tem em seu poder (provavelmente PDFelement) e prepare-se: Política, Propina e Futebol (Objetiva, 2015) é um retrato desconcertante dos males que põe a risco o bom desenvolvimento do futebol profissional internacional.

Esse livro do jornalista brasileiro Jamil Chade narra de maneira abrangente o modo de funcionamento do pagamento de propinas, vendas de contratos comerciais e de imagem desmontando por investigações internacionais sobre a Federação Internacional de Futebol, a FIFA.

PUBLICIDADE

Publicado em 2015, logo na sequência da Copa do Mundo do Brasil, o livro de Chade foi lançado no mesmo ano em que o suíço Joseph Blatter foi banido da secretaria geral da FIFA por conta de pagamentos indevidos ao presidente da UEFA.

É uma leitura complementar interessante num momento em que séries como a chilena “El Presidente” ou a brasileira “Chuteira Preta”, da Amazon Prime, colocam em foco esse lado sombrio, mas infelizmente amplo, do futebol como negócio.