Home Basquete EuroLiga: conheça equipes de basquete vinculadas a times de futebol

EuroLiga: conheça equipes de basquete vinculadas a times de futebol

Confira uma lista com dez times da EuroLiga que são ligados a clubes de futebol, além de curiosidades sobre cada um deles

Nalu Dias
Colaborador do Torcedores

Com nomes, cores e emblemas característicos, cada equipe da NBA simboliza uma marca consolidada e única. Porém, nem toda competição segue essa mesma regra, apresentando diversos times que possuem simbologia compartilhada com equipes de diferentes modalidades. 

PUBLICIDADE

Na EuroLiga, principal competição de basquete europeia, é comum observar equipes que possuem nomes e escudos familiares. São os casos dos times ligados a associações poliesportivas, que possuem representantes das cores do clube em diversas modalidades. Confira a seguir uma lista com dez equipes de basquete que são vinculadas a grandes clubes do futebol europeu:

FC Barcelona Lassa

Vinculado ao famoso clube poliesportivo catalão, o FC Barcelona Lassa é um dos times mais antigos da Liga ACB. Fundada em 1926, a equipe da Catalunha está entre as 11 equipes que possuem lugar garantido na EuroLiga. Entre as conquistas da equipe estão 18 títulos da Liga ACB e outros dois da EuroLiga.

PUBLICIDADE

 

Real Madrid Basket 

Assim como na Champions League, o maior campeão europeu de basquete está na capital da Espanha! A afirmação também é válida em território nacional. Fundado na década de 1930, o Real Madrid Basket é um departamento do  Real Madrid Club de Fútbol. Com a alcunha de clube mais bem sucedido do velho continente, a equipe já soma 10 títulos da EuroLiga e 35 da Liga ABC, além de ser cinco vezes campeão do Mundial de Clubes da FIBA e ter lugar garantido na EuroLiga.

 

FC Bayer München Basketball

Mais um grande clube a possuir setores de basquete e futebol é o Bayern de Munique. Em atividade desde 1946, a equipe de basquete do Bayern vive nos últimos dez anos um momento de ascensão, passando das divisões inferiores da Liga Alemã de Basquetebol para o topo das competições de ponta. Ao todo, o clube acumula cinco títulos nacionais, além de disputar a EuroLiga e a BBL. 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Olympiacos BC

Com 90 anos de história, o Olympiacos é a equipe de basquete do clube poliesportivo PAE Olympiacos de Piraeus. Sendo um dos principais complexos multidesportivos da Grécia, os departamentos de futebol e basquete são os principais destaques do clube. A equipe também possui lugar garantido na EuroLiga, da qual já foi campeã em três oportunidades. Entre títulos do Olympiacos constam 12 Ligas Gregas, 9 Copas da Grécia e 1 Mundial de Clubes da FIBA.

PUBLICIDADE

 

KK Estrela Vermelha

Ligado ao tradicional clube de futebol de Belgrado, na Sérvia, a equipe de basquete do Estrela Vermelha disputa, atualmente, a KLS (Liga Sérvia de Basquetebol), a Liga ABA (composta por equipes dos países da antiga Iugoslávia) e a EuroLiga. Com 20 títulos nacionais, dos quais dez foram conquistados em sequência, o time ultrapassa os 75 anos de atividade, se firmando como uma das equipes mais tradicionais da Sérvia ao lado do KK Partizan.

 

BC Zenit São Petesburgo

Vinculado ao hexacampeão russo FC Zenit São Petesburgo, o BC Zenit São Petesburgo é a equipe de basquete profissional do clube. Extremamente jovem, a equipe foi fundada em 2003 e possui apenas 18 anos de história. O Zenit disputa a  VTB United League, liga fundada em 2008 e que é considerada a elite do basquete na Rússia.

 

Panathinaikos BC

Próximo dos 100 anos de história, o Panathinaikos BC é parte do clube multidesportivo Panathinaikos Athlitikos Omilos, um dos principais da Grécia. A equipe possui uma das 11 vagas garantidas da Euroliga, e já venceu a competição em seis oportunidades. Além disso, o Panathinaikos também possui 38 Ligas Gregs, 19 Copas da Grécia e um Mundial de Clubes da FIBA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

 

Fenerbahçe SK

Funcionando como uma seção do  Fenerbahçe Spor Kulübü, o Fenerbahçe Erkek Basketbol Takımı, como é conhecido na Turquia, é um dos 11 times que possuem lugar garantido na EuroLiga. Em atividade há 108 anos, o Fenerbahçe é um dos principais clubes a disputar a BSL, a Liga Turca de Basquetebol. Entre os títulos da equipe estão nove Ligas Turcas, quatro Copas da Turquia e uma EuroLiga.

 

PBC CSKA Moscou

Próximo dos 100 anos de história, o CSKA é vinculado ao CSKA Moscou, um dos maiores e mais antigos times de futebol da Rússia. Segundo maior campeão da história da EuroLiga, com oito títulos conquistados, a equipe ainda soma diversos títulos da VTB United League, a Liga Unida Russa, além de possuir um dos 11 lugares garantidos na EuroLiga.

 

Valencia Basket Club

Embora não esteja mais ligado ao Valencia Club de Fútbol, o Valencia nasceu ainda durante a união, como setor de basquete do clube, mas só se firmou em 1986, após se separar da instituição. Mesmo com apenas 34 anos de história, o time já possui alguns títulos notáveis, como uma Liga ACB e quatro Eurocopas, sendo o maior vencedor da competição.

PUBLICIDADE

 

Leia Mais

EuroLiga de basquete define seu “Final Four”

EuroLiga comprova que existe basquete fora da NBA

PUBLICIDADE