11 filmes e séries sobre basquete para ver em 2021

O basquete já foi tema de vários filmes e séries, incluindo clássicos que marcaram época e outros lançados recentemente. Veja essas dicas e prepare a pipoca

Fernando Alves
Colaborador do Torcedores

Crédito: Space Jam 2 será lançado na metade do ano, mas o basquete já foi tema de filmes novos e clássicos. Imagem: divulgação / Twitter

25 anos depois do lançamento do clássico Space Jam, com Michael Jordan, será lançado em julho de 2021 Space Jam 2, com LeBron James sendo a grande estrela do time dos personagens da Looney Tunes. Mas você já pode aquecer os motores até lá e conferir essa lista de dicas de filmes e séries sobre basquete.

O Caminho de Volta (2020)

Estrelado por Ben Affleck, o filme conta a história de Jack Cunningham, um ex-atleta que viveu momentos de glória em sua época de colégio. Anos depois, após uma grande perda, começa a abusar de álcool e entra em decadência. A partir de um convite para treinar a equipe que o levou ao estrelato, ele busca retomar o controle de sua vida.

Onde ver: HBO Go (para assinantes) ou para compra via Microsoft, Apple ou Google Play.

Boogie (2021)

O drama conta a história de Alfred Chin, mais conhecido pelo apelido de Boogie, um jovem de ascendência chinesa e promessa do basquete que vive na periferia de Nova York. Ele sonha em entrar para a NBA, mas seus pais o pressionam para estudar e conseguir bolsa para uma escola de elite. Ele precisará lidar com pressões de todos os lados para conseguir seus objetivos.

Last Chance U: Basquete (2021)

A série documental já tem cinco temporadas acompanhando equipes menores do futebol americano universitário, mas em 2021 foi lançada também a primeira temporada dedicada ao basquete. A série acompanha de perto a trajetória dos estudantes/atletas da universidade comunitária de East Los Angeles e a pressão por vitórias nas quadras e boas notas nas salas de aula.

Onde ver: Netflix

The Last Dance – Arremesso Final (2020)

A série com 10 episódios documenta a vida dentro e fora das quadras de Michael Jordan, maior astro da história da NBA, com foco especial em sua última temporada pelo Chicago Bulls, em 1998. A série traz cenas nunca antes vistas sobre o atleta e conta com depoimentos de diversas estrelas, incluindo ele próprio, sobre sua “última dança” no basquete.

Onde ver: Netflix

Tony Parker – Entre os Maiores (2020)

O documentário busca resumir uma carreira de glórias de Tony Parker, maior atleta da história do basquete francês. Ao mesmo tempo em que revive suas glórias pelo San Antonio Spurs e pela seleção francesa, acompanha a vida atual de Tony Parker como empresário e traz cenas de sua incrível mansão.

Onde ver: Netflix

Hoosiers – Momentos Decisivos (1986)

Neste clássico entre os filmes sobre basquete, Gene Hackman interpreta Norman Dale, um treinador que usa de medidas controversas para elevar o Hickory Huskers, uma equipe colegial com mais esforço do que talento, à glória máxima.

Onde ver: Apple TV, para aluguel ou compra.

Homens Brancos não Sabem Enterrar (1992)

O nome do filme já é engraçado por si só. Essa comédia mostra as aventuras de dois amigos, Billy (Woody Harrelson) e Syd (Wesley Snipes). Syd leva seu amigo para as quadras da da região para jogar basquete, mas seus amigos duvidam da qualidade de Billy. A partir daí eles começam a usar dessa descrença inicial para ganhar vantagens, em dinheiro ou em torneios.

Space Jam (1996)

Sem dúvida o maior clássico entre os filmes sobre basquete. Estrelado por Michael Jordan e contando com os divertidos personagens de Looney Tunes, o filme conta a saga de Pernalonga, que é capturado por alenígenas e resolve propor um jogo de basquete em troca de sua liberdade. Só não contavam que o coelho usasse de uma certa “trapaça” para tentar vencer a partida.

Onde ver: GloboPlay (para assinantes) ou para aluguel em Apple TV, Google Play, Looke e Microsoft.

Coach Carter (2005)

O filme, baseado em fatos reais, conta a história do treinador de basquete Ken Carter, interpretado pelo astro Samuel L. Jackson. Ken aceita ser o treinador de sua antiga escola e usa de métodos pouco usuais, exigindo que seus atletas tenham bom comportamento e notas altas. Ele precisará superar uma grande resistência para manter a equipe em alto nível dentro das quadras e dando exemplo fora delas.

Onde ver: Netflix

Além dos Limites (2000)

O filme conta a história de amor e de desentendimentos entre Monica e Quincy. Eles se conhecem desde a infância, quando Monica jogava basquete melhor que muitos meninos. Quincy segue a carreira do pai, jogador da NBA, e Monica cede à pressão para ser mais “feminina” e desiste do jogo. Os dois começam a namorar, mas a frustração de Monica pode causar efeitos desagradáveis.

Onde ver: Telecine

Jogada Decisiva (1998)

A relação com o basquete começa antes mesmo do filme. Ele é dirigido por Spike Lee, fã de carteirinha do New York Knicks e figurinha carimbada no Madison Square Garden em dias de jogos da equipe. O filme traz como protagonistas o astro Denzel Washington e Ray Allen, lenda da NBA no “mundo real”. Conta a história de Jake, que cometeu um crime e tentará usar o basquete não só como forma de retomar sua vida normal, mas também para tentar diminuir sua pena.

LEIA MAIS

Os 10 filmes de basquete que você não pode deixar de assistir

10 produções para você entender a história do basquete mundial