Home DESTAQUE Como se tornar um atleta profissional de e-sports?

Como se tornar um atleta profissional de e-sports?

Tudo o que você precisa saber para se tornar um atleta de e-sports: as chances, a rotina e as dicas de preparação

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O chamado “boom dos e-sports” já passou. Hoje, os esportes eletrônicos são uma realidade consolidada, com uma estrutura profissional, midiática e bilionária. E  que ainda cresce. Um estudo realizado pela Juniper Research projeta que, em 2025, o mercado movimentará mais de US$ 3,5 bilhões — hoje, movimenta “só” US$ 2,1 bilhões.

PUBLICIDADE

Se antes, então, ser um atleta de e-sports era um sonho de gamers, hoje é uma possibilidade real. Ainda que seja difícil de alcançar. Então, você deseja seguir a carreira, é importante entender que as são chances são de fato pequenas.

Claro que essas chances aumentam para quem se preparar corretamente, e se dedicar. É preciso, por exemplo, levar a expressão “atleta” de e-sports a sério, isto é, montar rotinas de treino, desenvolver suas habilidades e buscar suas especialidades.

PUBLICIDADE

Confira mais sobre o mercado para atletas de e-sports no portal Hora da Facul!

A rotina de um atleta de e-sports

A rotina de um atleta de e-sports é muito variável mas tem, em média, de 9 a 10 horas diárias de jogo. As vezes até 12h por dia em frente às telas. Só que não como diversão mas sim como treino, com a atenção especial no desenvolvimento de estratégias e em como melhorar seus pontos fortes e diminuir seus pontos fracos.

É necessário cuidado com o corpo também, em especial com as mãos. Além de todo o aparato — cadeira, mouses, teclados, controles — com design ergonômico, são necessários exercícios de fortalecimento de articulações, assim como de músculos das costas, do abdômen, etc.

Dicas para se tornar um atleta de e-sports

Reunimos algumas dicas para você se tornar um atleta de e-sports, mas todas elas passam por uma única lógica: encarar os esportes eletrônicos com a seriedade que precisam. Ou seja:

PUBLICIDADE
  • buscar a especialização em um jogo que você é bom, mas não necessariamente goste;
  • estudar, isto é, assistir à partidas, entrevistas, análises e absorver todo o conteúdo disponível que possa ajudar no seu desenvolvimento;
  • buscar um grupo, time ou rede profissional, para trocar dicas, experiências, contatos, para se inserir no mercado gradualmente;
  • contratar um treinador, para ter um olhar externo e qualificado sobre seu treino e sobre seu desempenho.

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada ao mercado

Curso de Nutrição oferece estrutura de ponta e grade diversificada

Curso de Fisioterapia promove o cuidado com atenção e sensibilidade

PUBLICIDADE