Home Redação Torcedores Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Confira as dicas e entenda como se utilizar das mídias digitais para estudar e se preparar para o vestibular

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Momento de muita pressão e concentração, a preparação para o vestibular admite qualquer ferramenta que ajude o candidato a estudar, inclusive as mais diversas mídias digitais.

PUBLICIDADE

Sim, as telas, redes e apps configuram, na maioria das vezes, grandes distrações. Mas, se encarados da maneira certa, podem ser grandes aliados do estudo que visa a entrada no curso de uma universidade. A seguir, mostramos dicas para esse “direcionamento produtivo” à internet.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

PUBLICIDADE

O uso das mídias digitais na hora de estudar para o vestibular

Os sites e apps como o Instagram e o Tik Tok, por exemplo, são construídos de maneira a roubar sua atenção. Uma checada rápida pode se tornar horas de uma rolagem infinita pelo feed. As notificações costumam ser um problema: você vai conferir uma conta na calculadora e, quando vai ver, está lá no bendito aplicativo.

Procure, portanto, navegar de maneira inteligente pelas mídias digitais na hora de estudar para o vestibular. Não limite o uso de seu celular se é nele que você confere contas, pesquisa referências ou significados de palavras, mas desative notificações e tenha já estabelecido o momento em que você vai descansar e dar um tempo nos apps.

Use as redes sociais ao seu favor

A redes sociais são uma das melhores maneiras de explicar a complexidade da internet. Ao passo que reproduz problemas, conecta pessoas em busca de soluções. É nesse aspecto dessa mídia digital, inclusive, que você deve focar na hora de estudar para o vestibular.

Procure grupos de estudo, páginas de conteúdo sobre vestibulares e sobre o seu curso e outros sites que possam ajudar você a se manter produtivo durante sua preparação. A dica aqui é deixar esses espaços já abertos em seu computador ou celular, para impedir que você entre na home das redes sociais escolhidas e acabe “caindo” nos grandes ladrões de atenção que são os algoritmos.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada ao mercado

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

PUBLICIDADE

Novas ou tradicionais, entenda como as mídias influenciam o jornalismo