Home Redação Torcedores Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Confira para quem é indicado o curso de jornalismo EAD: o perfil do aluno, como é a graduação e as competências necessárias

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

As chamadas tecnologias da informação e comunicação — a internet, os celulares, as redes sociais — alteraram, para sempre, o trabalho de um jornalista. Ao mesmo tempo, ajudou a profissão e principalmente o ensino de seus saberes a entender qual, exatamente, a sua essência.

Hoje em dia, as informações são facilmente acessáveis e chegam mais rápido do que qualquer notícia de jornal. Ao mesmo tempo, elas chegam sem filtro, sem um preparo, sem um trabalho prévio de contextualização ou de apuração. E “trato”, no fim das contas, sempre foi o que fez e o que mostrou o jornalismo, seja ele ensinado numa sala de aula ou por EAD.

Como é o curso de Jornalismo EAD?

Afinal, tanto faz se presencial ou por EAD, o curso de jornalismo sempre ensinou a ter, acima de tudo, ética e respeito com a informação. Isso se dá a partir de uma série de disciplinas de técnicas de escrita e produção noticiosa, de aulas teóricas sobre as diferentes interpretações de nossa sociedade, além, claro, dos chamados “critérios noticiosos” — que ensina o que é de fato notícia, o que é opinião, e por aí vai.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, essa graduação “precisa” de um retorno de seus alunos, que precisam ter ou exercitar um determinado perfil para terem sucesso dentro da faculdade e, claro, na profissão.

Para saber mais sobre o curso jornalismo, confira o portal Hora da Facul!

Para quem é indicado o curso de Jornalismo EAD?

Agora que você sabe, de maneira geral, como é o curso de jornalismo EAD, dá para entender como é o perfil do aluno que ingressa na graduação. De maneira geral, precisa ser aberto, antenado e bastante comunicativo. Em outras palavras, precisa ter:

  • Curiosidade
  • Afinidade com as palavras
  • Gosto por leitura
  • Boas habilidades de comunicação
  • Facilidade com tecnologia e inovação

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

PUBLICIDADE

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada com o mercado

Quanto ganha um fisioterapeuta esportivo? Confira os valores: