Home Redação Torcedores Curso de Produção Audiovisual: preço, bolsa de estudos e grade curricular

Curso de Produção Audiovisual: preço, bolsa de estudos e grade curricular

Confira tudo que você precisa saber sobre o curso de produção audiovisual: o preço, a grade curricular e como conseguir bolsa de estudos

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

O curso de produção audiovisual é uma excelente opção para os amantes de tudo aquilo que pode ser reproduzido em telas, como cinema, fotografia e até vídeos curtos de internet. Sua formação permite que o aluno tenha capacidade de trabalhar em diferentes áreas de atuação dentro desse universo.

PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, trata-se de uma graduação que não é tão popular, por vezes ofuscada por cursos como Rádio e TV e o próprio curso de Cinema. Assim, é normal que existam dúvidas quanto a ele. Não se preocupe: vamos responder as principais a seguir.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

PUBLICIDADE

Quanto custa o curso de produção audiovisual?

Uma boa maneira de começar a conhecer um curso como o de produção audiovisual é por meio de seu preço. Claro que ele varia de universidade para universidade, mas há uma média tangível. Ela fica entre R$ 300 e e R$ 500 reais, portanto bastante acessível.

Como conseguir uma bolsa de estudos?

Não há exatamente um segredo para conseguir uma bolsa de estudos, para qualquer curso. É comum que instituições de ensino ofereçam bolsas de descontos variados para os melhores colocados em seus vestibulares, portanto o caminho mais claro é caprichar na preparação e nos estudos.

Há ainda a opção ProUni e Sisu, programas do Governo Federal de bolsas universitárias que, ao menos, podem ajudar viabilizar a graduação no ensino superior.

A grade curricular do curso de produção audiovisual

Por fim, vamos aos detalhes mais importantes, a grade curricular do curso de produção audiovisual. Confira as principais disciplinas ministradas:

PUBLICIDADE
  • Criação e Produção Publicitária em Rádio
  • Criatividade
  • Design Editorial e de Informação
  • Edição e Pós-Produção em Rádio
  • Estética e História da Arte
  • Fotografia Básica
  • Gestão e Direção de Emissoras, Rádio e TV
  • História do Rádio, Cinema e TV
  • Introdução ao Audiovisual
  • Linguagem e Expressão em Cinema, Vídeo, Radiofônicos e Televisivos
  • Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação
  • Produção Publicitária para TV e Cinema
  • Sintaxe da Expressão Visual
  • Sociedade Brasileira e Cidadania
  • Técnicas de Cenografia, Câmera e Iluminação
  • Técnicas de Locução para Rádio e TV

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Jornalismo EAD: como é e para quem é indicado o curso?

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

PUBLICIDADE

Novas ou tradicionais, entenda como as mídias influenciam o jornalismo