Home Futebol Jornalista espanhol, Pedro Morata aponta culpa de Vinícius Júnior por ataques racistas: “Não havia”

Jornalista espanhol, Pedro Morata aponta culpa de Vinícius Júnior por ataques racistas: “Não havia”

Estrela do Real Madrid segue sendo citado como “culpado” por algumas pessoas na Espanha

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles
PUBLICIDADE

Lamentavelmente o racismo sofrido por Vinícius Júnior na Espanha não é praticado apenas por torcedores. Parte da imprensa já reproduziu comportamentos preconceituosos contra o brasileiro ao longo dos últimos meses. O jornalista Pedro Morata preferiu colocar a culpa da atual situação no jogador do Real Madrid e negou que antes tinha casos assim no país.

“Antes de Vinícius, não havia esses casos de racismo na Liga Liga. Digo em relação à magnitude que isso está tomando agora. Para mim, é sobre Vinícius e seu comportamento. Nunca se pode dizer nada a Vinícius”, comentou o jornalista, que ainda disse que haverá problemas caso o brasileiro permaneça “se comportando dessa forma”.

“O melhor é que ele dê o exemplo, e então, será reconhecido em todo o mundo. Ele precisa dar o exemplo e ter um comportamento impecável”, disparou ele sobre o atacante do Real Madrid.

PUBLICIDADE

Vinícius Júnior recebeu apoio gigante dos brasileiros nas redes sociais, de jogadores, clubes e do presidente Lula. Toda essa repercussão provocou algumas leves mudanças na Espanha, como o fato do caso de racismo com o atleta do Real Madrid ter sido capa no jornal “Marca”, algo que não tinha acontecido anteriormente. Na Espanha, a situação foi quase que ignorada ao longo dos últimos meses.

O ex-Flamengo já sofreu com nove situações diferentes de racismo no país europeu. Diante dos problemas, foi especulado uma possível saída do Real Madrid, mas isso não deve ocorrer. Vini gosta de jogar no clube e quer vencer o racismo para continuar fazendo história no time de Santiago Bernabéu.

O clube, inclusive, vem adotando uma postura mais firme em relação aos crimes de racismo: “O Real Madrid considera que tais ataques também constituem um crime de ódio, razão pela qual apresentou a denúncia correspondente à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e apuradas as responsabilidades”, diz parte da nota.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (23), o treinador Carlo Ancelotti comentou sobre o futuro do jogador: “Acho que não (vai sair), porque ele ama futebol e ama o Real Madrid. Seu amor pelo clube é grande e ele quer fazer carreira aqui”, ressaltou o italiano, que explicou a condição física do atleta:

PUBLICIDADE

“Estamos todos preocupados com o que aconteceu. Me parece justo que se fale tanto desse assunto. É uma grande oportunidade de melhorar as coisas. Vinicius está triste e não treinou hoje porque teve um pequeno desconforto no seu joelho. Ele não pode jogar amanhã”, revelou.