A Fórmula 1 retorna ao circuito de Zandvoort neste fim de semana para o GP da Holanda após um mês de paralisação no verão europeu. A Scuderia Ferrari aproveitou para renovar o seu túnel de vento em Maranello antes de Lewis Hamilton se juntar à equipe em 2025.
Neste período, as equipes de Fórmula 1 são forçadas a não trabalhar no desenvolvimento dos seus carros atuais por duas semanas. No entanto, a Ferrari usou essa paralisação para atualizar o piso de seu túnel de vento, que costumava ser de metal antes de ser atualizado para um novo piso feito de materiais inovadores.
Este novo piso também inclui um rolo avançado no qual os pneus do bólido ficarão apoiados e girarão na mesma velocidade do ar que se move pelo túnel. Isso deve corrigir os problemas anteriores da Ferrari, pois o antigo rolo de metal causava muito desgaste nos pneus da Pirelli.
As equipes de F1 recebem apenas dez conjuntos de pneus para usar em testes de túnel de vento; então, com este novo rolo, a equipe italiana deve conseguir obter mais dados de seus compostos. Esta nova versão do assoalho também permitirá que o time experimente mais com a altura do passeio do SF-24 e carros futuros.
É que o assoalho antigo limitava a extensão em que poderiam abaixar o carro. Se a altura do passeio fosse muito baixa, o bloco de derrapagem poderia danificar o rolo antigo, mas isso não deve mais ser o caso.
Ferrari visa voltar a boa fase na F1
A Ferrari começou a temporada 2024 com força, vencendo na Austrália e em Mônaco. No entanto, desde que levou uma atualização para Barcelona, a equipe tem dificuldades. A corrida do GP da Holanda será realizada no domingo (25), às 10h (horário de Brasília).