Atleta da Ucrânia quebra recorde mundial júnior do salto em altura
Yaroslava Mahuchikh comemorou o resultado de 2.01 metros alcançado neste sábado (18). Recorde Mundial foi muito comemorado no país
Divulgação: World Athletics
É da Ucrânia o novo recorde mundial sub-20 do salto em altura. Yaroslava Mahuchikh conseguiu o feito ao saltar para 2.01 metros nesta sábado (18). O resultado foi muito comemorado nas páginas oficiais da Federação de Atletismo do país. Mahuchikh tem apenas 18 anos de idade. Assim, mostra potencial para construir um grande futuro na modalidade para o seu país.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
A ucraniana quebrou o recorde ao vencer o Demyanjuk Memorial. A competição foi disputada na cidade de Lviv, que fica localizada na Oeste da Ucrânia. Ou seja, a atleta conseguiu bater o recorde mundial em seu próprio país. Mas apesar do feito, a atleta não pareceu muito eufórica. Em entrevista para a Federação de Atletismo do país ela falou do sentimento. “Foi o recorde mundial. Mas agora temos que pensar nas próximas competições”, disse ela.
Vale lembrar que Mahuchikh não é bem uma novidade no cenário internacional do atletismo. Embora ainda tenha 18 anos de idade, ela já é conhecida por seus bons resultados precoces. Para se ter uma ideia, ela foi eleita a atleta revelação do ano pela Federação Internacional de Atletismo (World Athletics), em 2019.
Fenômeno precoce
Quando venceu o prêmio de atleta revelação de 2019, a atleta já tinha realizado grandes conquistas. Ela tinha conquistado, por exemplo, a prata no Campeonato Mundial de Doha, no ano passado. Agora, 2020 parece continuar sua rota de felicidade. Isso porque esta foi apenas a sua primeira competição na temporada. Ou seja, se a primeira impressão é a que fica, a atleta pode comemorar um grande ano.
O recorde anterior era dela mesmo. Ela estava empatada com norte-americana Vashti Cunningham, que tinha feito 1,99. Ou seja, agora com 2,01, ela se torna a recordista mundial de forma isolada. Cunningham agora tem 22 anos de idade e não pode mais quebrar o recorde júnior porque este só pode ser quebrado por atletas com menos de 20 anos. Este é portanto o caso de Mahuchikh.
Outro dado importante é que esse é o melhor resultado da história do salto em altura na história da Ucrânia. Assim, ela também se torna recordista nacional. Mas neste caso, não é uma recordista isolada. Isso porque ela está empatada com a compatriota Vita Palamar . Palamar conquistou o 2.01 ainda em 2008.

