Flamengo Flamengo

NOMEClube de Regatas do Flamengo FUNDAÇÃO15 de novembro de 1895 ALCUNHASMais Querido PRESIDENTERodolfo Landim TREINADORTite
TORCEDORFlamenguista MASCOTEUrubu LIGAS Brasileirão Série A Campeonato Carioca Copa do Brasil Libertadores ENDEREÇOAvenida Borges de Medeiros, 997, Gávea, Rio de Janeiro - RJ, 22430-041
ESTÁDIOMaracanã PATROCINADORESPixbet, BRB, Assist Card, Mercado Livre, Kwai e ABC da Construção MATERIAL ESPORTIVOAdidas WEBSITEhttps://www.flamengo.com.br

Home Flamengo

Flamengo
1.39

Empate

4.84
Vitória
8.50
8 de dezembro de 2024 16h00

Odds estão sujeitas a alterações.

Sormani, Cicinho e Casagrande

Futebol

Sormani, Cicinho e Casagrande apontam último rebaixado no Brasileirão

Comentaristas são convictos ao projetar resultados da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Saiba mais detalhes

Há 2 minutos

JOGOS DO FLAMENGO

Ver todas as partidas
Competições vencidas
  • Mundial de Clubes 1x Campeão
  • Libertadores 3x Campeão
  • Recopa 1x Campeão
  • Brasileirão Série A 8x Campeão
  • Copa do Brasil 4x Campeão
  • Supercopa do Brasil 2x Campeão
  • Copinha 4x Campeão
  • Campeonato Carioca 38x Campeão
  • Torneio Rio-São Paulo 1x Campeão

Conheça a história e principais informações do Flamengo

Maracanã (Estádio do Flamengo)
Maracanã (Estádio do Flamengo) – 12 de setembro de 2023 – Cavan Images / Alamy Stock Photo

Fundação

O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 17 de novembro de 1895. Seis jovens remadores se reuniram no número 22 da Praia do Flamengo e fundaram o Grupo de Regatas do Flamengo. Logo, a data de fundação seria alterada para 15 de novembro para cair no feriado. No início, o Flamengo era amarelo ouro e azul. Hoje rubro-negro, é considerado por muitos o maior clube do Brasil. Em 1902, o Flamengo vira Clube de Regatas do Flamengo. Em novembro de 1911, é criado o Departamento de Esportes Terrestres do clube. Em 3 de maio de 1912, o Flamengo faz a sua primeira partida de futebol. Goleada de 15 a 2 sobre o Mangueira. 

Principais ídolos

Zico

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, é o maior ídolo da história do Flamengo. Com ele brilhando, o Mais Querido conquistou o título mais importante de sua história, o Mundial de Clubes de 1981. Vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool. Zico é o maior artilheiro da história do Flamengo com 508 gols. Ele ainda é o segundo jogador com mais jogos atrás somente de Júnior Maestro: 732. Zico é chamado de Rei pela torcida rubro-negra, por alguns torcedores até de Deus. A primeira Libertadores do clube (1981) e o primeiro Campeonato Brasileiro (1980) também foram conquistados com Zico brilhando. Aquele Flamengo, de Zico, aliás, é considerado por muitos o maior time da história do futebol brasileiro.  

Gabigol

Chegou ao Flamengo em 2019, mas já é considerado um dos grandes ídolos da história do clube. Muitos o colocam abaixo somente de Zico. Com a camisa rubro-negra, Gabigol tem duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), quatro Cariocas (2019, 2020, 2021 e 2024), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma Recopa Sul-Americana (2020) e uma Copa do Brasil (2022). Gabi tem gol em todas as finais da Libertadores que disputou pelo Flamengo. Em 2019, marcou os dois gols sobre o River Plate na vitória, de virada, por 2 a 1. Em 2022, marcou o único gol na vitória sobre o Athletico-PR.

Leandro

Considerado o maior lateral-direito da história do futebol brasileiro, Leandro conquistou todos os títulos possíveis com a camisa do Flamengo. Fez parte do time de Zico. O maior Flamengo da história, talvez o maior time brasileiro da história. Era um lateral com talento de meia, de camisa 10. 

Adriano Imperador

Adriano Imperador surgiu no Flamengo como uma grande promessa do futebol brasileiro, mas de início não caiu nas graças da torcida rubro-negra. Foi cair nas graças da torcida rubro-negra quando voltou ao clube em 2009. E aí Adriano brilhou. Foi um dos grandes nomes na conquista do hexacampeonato brasileiro. 

De Arrascaeta

É um dos ícones do novo Flamengo. Ao lado de Gabigol e Bruno Henrique, tem um lugar especial nos corações rubro-negros. Desfila o grande futebol com o Manto desde 2019. Conquistou todos os títulos possíveis com a camisa do Flamengo. Faltou somente o Mundial de Clubes. Teve duas oportunidades. Quem sabe na próxima. 

Torcida

A torcida do Flamengo, conhecida como Nação, é disparada a maior do Brasil. São mais de 45 milhões de torcedores. Nos últimos anos, com a grande fase do time, a torcida cresceu ainda mais e abriu vantagem para o Corinthians. A torcida organizada mais famosa é a Raça Rubro-Negra. O Flamengo manda os seus jogos no Maracanã. É sempre uma grande experiência acompanhar a festa da torcida rubro-negra. Sem dúvida, o 12º jogador do time. 

Momentos marcantes

Mundial de Clubes

Em dezembro de 1981, o Flamengo conquistou o seu título mais importante, em Tóquio, no Japão. Vitória sobre o Liverpool por 3 a 0 com gols de Nunes (2) e Adílio. O Mundo foi pintado de rubro-negro. Aquele time, de Zico, Nunes, Leandro, Adílio e cia é considerado por muitos o maior time brasileiro da história. 

A primeira Libertadores

Em 1981, o Flamengo conquistou a sua primeira Copa Libertadores. Na final, disputada em três jogos, o Rubro-Negro superou o Cobreloa, do Chile. Destaque para Zico. No primeiro jogo, vitória do Flamengo por 2 a 1. Os dois gols rubro-negros marcados por Zico. No segundo jogo, vitória do Cobreloa por 1 a 0. No terceiro jogo, disputado em Montevidéu, vitória do Flamengo por 2 a 0 com mais dois gols de Zico. O primeiro título da Libertadores estava conquistado.

Olha a virada, Gabriel…

O bicampeonato da Libertadores é marcante para a nova geração de rubro-negros. E do jeito que foi… O Flamengo perdia para o River Plate, quando apareceu um tal Gabigol. Ele marcou dois gols no finzinho da partida em um intervalo pequeno de tempo e entrou para a história. Vitória emocionante por 2 a 1. Aquele Flamengo era comandado pelo português Jorge Jesus, considerado um dos maiores treinadores da história do clube, se não for o maior. 

Títulos mais marcantes

Sem dúvida alguma, o título mais importante da história do Flamengo é o Mundial de Clubes de 1981. Mas a Libertadores de 2019 tem um lugar especial nos corações rubro-negros. O Brasileirão de 2019 e o de 2009, com Adriano Imperador e Dejan Petkovic brilhando, também. O de 1980 (o primeiro Brasileiro), com o golaço de Nunes sobre o Atlético-MG, não fica atrás. Não podemos nos esquecer do Campeonato Carioca de 2001, com o gol de Pet sobre o Vasco aos 43 minutos do segundo tempo. E o Carioca de 1978, também sobre o Vasco (golaço de Rondinelli de cabeça), que foi o início do sucesso da geração Zico. 

Better Collective