Home Outros Esportes Acordo entre CBFA e CFL permitirá intercâmbio de atletas brasileiros na liga canadense de futebol americano

Acordo entre CBFA e CFL permitirá intercâmbio de atletas brasileiros na liga canadense de futebol americano

CFL e CBFA firmaram acordo para fomento do futebol americano no Brasil e expansão da marca canadense no país

Por Antonio Carlos Junior em 22/01/2020 12:53 - Atualizado há 6 anos

CBFA

A expansão do futebol americano segue a passos largos no Brasil. Na última terça (21), a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) divulgou a realização de uma parceria com a Canadien Football League (CFL), que proporcionará, entre outras coisas, que atletas brasileiros possam ter bolsas integrais em universidades canadenses.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

De acordo com Ítalo Mingoni, presidente da CBFA, a parceria trará muitos benefícios para a modalidade no Brasil. Além de levar atletas para atuar na liga universitária canadenses, a CFL também promoverá clínicas e camps no Brasil. O projeto prevê uma melhor capacitação de atletas, técnicos e árbitros brasileiros para o futuro.

“A parceria é pautada em três principais aspectos. Primeiramente a inclusão do Brasil na estratégia de expansão e internacionalização da CFL, fazendo com que a liga atue diretamente no futebol americano praticado no Brasil, captando recursos para participar na liga canadense. O segundo é sobre a atuação da CFL na capacitação de atletas, técnicos e árbitros com camps para desenvolver o esporte. Por fim, a inclusão de atletas brasileiros em faculdades canadenses, inclusive com possibilidade de bolsa integral”, declarou Mingoni, em entrevista exclusiva ao Torcedores.com.

Intercâmbio

Outra possibilidade que deve ser explorada com a nova parceria é a possibilidade de intercâmbio de atletas e treinadores entre as ligas. A CFL possui um programa internacional que visa o ingresso de atletas estrangeiros na liga, inclusive, sendo obrigatória a presença de um atleta estrangeiro no elenco principal e dois no practice squad.

“Existe também uma parceria intencionada para programas de intercâmbio diretamente entre equipes, trazendo atletas e técnicos para uma temporada no Brasil, assim como levando atletas e técnicos brasileiros para o Canadá”, completa Mingoni.

Desenvolvimento do esporte

Com mais de 18 mil atletas no Brasil, o futebol americano ainda vive um processo embrionário de profissionalização. Assim, a parceria entre a CBFA e a CFL funciona como ponto chave para acelerar o desenvolvimento da modalidade.

“No meu entendimento, esse é um dos maiores acordos de colaboração já realizados na história do futebol americano no Brasil. A Confederação entendeu que uma das iniciativas chaves para o desenvolvimento era estabelecer parcerias com ligas e instituições internacionais. Já temos um relacionamento interessante com a NFL Internacional. E este ano já divulgamos parceria com a Fellowship of Chrstian Athletes (FCA) e a Glazier Clinics“, finalizou.

LEIA MAIS

Weilers almeja fazer do futebol americano o principal esporte de São José do Rio Preto

Exit mobile version