Com brasileira, FIBA divulga lista de jogadoras para ficar de olho no pré-olímpico de basquete
Damiris Dantas foi um dos destaques do site oficial da Federação Internacional de Basquete (FIBA). Brasil vai disputar vaga olímpica em Bourges, na França
Divulgação: CBB
O torneio pré-olímpico de basquete feminino está cada vez mais próximo. O Brasil vai viajar para a França, onde vai disputar uma das três vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. Pensando nisso, a Federação Internacional de Basquete (FIBA), fez uma lista com as 5 jogadoras para ficar de olho no torneio. E a lista conta com uma brasileira. Trata-se de Damiris Santos. Ele é uma das grandes esperanças da equipe para a disputa da vaga.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O site oficial da FIBA afirma que Damiris é uma peça central para continuar “a excelente jornada brasileira”. Isso porque o país vem de um ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e de um bronze na Copa América da modalidade. O site lembra ainda que ela é fundamental “para que o Brasil possa se recuperar de uma péssima participação olímpica em casa”. Acontece que em 2016, o time feminino de basquete brasileiro perdeu os cinco jogos que disputou.
Naquela oportunidade, o Brasil se juntou ao selecionado de Senegal como as duas únicas seleções que não venceram uma partida sequer no torneio. Mas o caminho para a recuperação passa por Damiris. A jogadora teve duas grandes atuações com a Seleção brasileira no ano passado. Ela estava junto com a equipe que ganhou o ouro em Lima e também comandou o time que terminou com o bronze na Copa América. Aliás, ela também foi fundamental na campanha do Brasil no Torneio Olímpico de Pré-Qualificação.
O que diz a FIBA
O site rasgou elogios para a jogadora. “O que é particularmente impressionante em Dantas não é que ela lidera regularmente as tabelas de pontuação e rebote. Mas é que ela transforma tudo isso em um nível alto de eficiência”, diz o texto do site. “Quando você tem essa responsabilidade nos ombros, esse fato se torna ainda mais positivo. O pré-olímpico será um grande teste para o Brasil. Se elas conseguirem a vaga, espere que Dantas seja também a grande esperança deles nas Olimpíadas”, termina.
A FIBA citou ainda outras quatro jogadoras do torneio. São elas: Marine Johannes, da França, Liz Cambage, da Austrália, Pamela Rosado, de Porto Rico e Alexia Chartereau, também da França. No torneio pré-olímpico que acontecerá em Bourges em fevereiro, quatro seleções vão disputar três vagas olímpicas. O grupo do Brasil tem justamente França, Austrália e Porto Rico. Ou seja, para conquistar a vaga olímpica, basta ao time brasileiro não terminar na última posição de sua chave.

