A primeira medalha de ouro do Brasil em Olímpiadas
Guilherme Paraense, Vôlei masculino, Jacqueline e Sandra no vôlei de praia e Maurren Maggi foram os primeiros brasileiros no topo do pódio
Reprodução/Youtube
Além da virada década, o ano de 2020 também marcará os 100 anos da conquista da primeira medalha olímpica do Brasil com Guilherme Paraense, no tiro esportivo. O feito no ano de 1920, foi nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Guilherme Paraense era tenente do exército brasileiro e venceu a prova de pistola rápida. Na competição ele fez a maior pontuação na prova de desempate ao acertar “na mosca”. Com o resultado faturou a primeira medalha de ouro olímpica do Brasil no dia 3 de agosto de 1920. A vitória do esportista nas Olimpíadas foi celebrada pelos amantes do esporte em todo país.
Paraense também conquistou a medalha de bronze, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, por equipe na prova de ‘Pistola livre’. Anos depois, em 1922, foi vencedor do torneio sul-americano de tiro esportivo. Além disso, foi campeão brasileiro de tiro esportivo por várias vezes, e campeão carioca pelo Fluminense e pelo São Cristóvão.
Ele faleceu aos 83 anos no estado do Rio de Janeiro em 1968. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, foi homenageado no meio militar, que batizou o polígono de tiro da Academia Militar das Agulhas Negras – na cidade de Resende, no Rio de Janeiro – com seu nome.
O tiro esportivo esteve presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896. A modalidade estará presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas o Brasil não terá representantes.
O primeiro ouro do Brasil no esporte coletivo
A primeira medalha do Brasil no esporte coletivo em Jogos Olímpicos foi em Barcelona 1992. A edição marcou a vitória do vôlei masculino por 3 sets a 0 sobre os holandeses. O grupo comandado por José Roberto Guimarães fez uma campanha irretocável, com apenas três sets perdidos em todo o torneio.
Em Barcelona, a equipe do Brasil em quadra era formada por Maurício, Talmo, Marcelo Negrão, Janelson, Jorge Edson, Tande, Giovane Gávio, Paulão, Pampa, Carlão (capitão), Douglas Chiarotti e Amauri.
Assista os minutos finais da partida:
Mulheres de ouro
O vôlei também fez história do esporte feminino brasileiro. Na praia, a dupla formada por Jacqueline e Sandra Pires faturaram a medalha dourada em Atlanta de 1996. Com feito as brasileiras consagraram o primeiro ouro feminino em Olimpíadas.
No esporte individual a primeira medalha feminina foi no atletismo, com Maurren Maggi nos jogos de Pequim em 2008, no salto em distância.
Leia mais:
Brasil de Ouro! Relembre os atletas do país que foram ao topo do pódio em Olimpíadas

