Sapporo fará reunião de olho em disputa por Jogos de Inverno em 2030
Cidade japonesa está cada vez mais interessada em apresentar uma candidatura para sediar as Olimpíadas de 2030. COI se diz “interessado”
Divulgação: COI
Sapporo começa a ver cada vez com mais clareza a possibilidade de voltar a receber os Jogos Olímpicos. A cidade japonesa já recebeu uma edição olímpica em 1972. Algumas décadas depois, a metrópole quer voltar a receber a competição de inverno. Caso a candidatura e a eleição vinguem, seria a segunda vez em poucos anos que o Japão seria sede dos Jogos Olímpicos. Isso está acontecendo com a China, que recebeu os Jogos Olímpicos de Verão em 2008 e vai receber a edição de inverno em 2022. Embora neste caso seja em uma mesma cidade: Pequim.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou que está “muito interessado” em ouvir a proposta. Aliás, uma reunião entre Sapporo e o COI já está agendada. Será no próximo sábado (11). Estarão nesta reunião o prefeito de Sapporo, Katsuhiro Akimoto, e o próprio Thomas Bach. A reunião será realizada em Lausanne, na Suíça. A cidade está recebendo os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude deste ano. O prefeito de Sapporo vai estar na Cerimônia de Abertura do evento nesta quinta-feira (9).
A cidade de Sapporo anunciou que tinha o desejo de apresentar uma candidatura desde o mês passado. Mas o fato é que ainda não há um projeto arquitetado para a construção do evento. Um mês depois, porém, a candidatura parece cada vez mais pavimentada.
Sede em 2020
Mas independente do resultado, a cidade de Sapporo será sede dos Jogos Olímpicos de 2020. Mas calma, não houve nenhuma mudança. Tóquio segue sendo a sede de fato dos Jogos. Mas acontece que algumas provas que aconteceriam na capital japonesa mudaram de local e foram para Sapporo. O motivo foi o calor. Assim, as provas da maratona e da marcha atlética serão realizadas fora da capital do Japão.
A mudança inclusive revelou uma certa rivalidade entre as cidades. Governadores das duas regiões chegaram a trocar alfinetadas em suas redes sociais. Mas o fato é que Sapporo será a sede da maratona olímpica de 2020. Será portanto a primeira vez que a cidade receberá um evento olímpico de verão. Será a também a segunda unindo as provas de verão e de inverno. Será a última? Os próximos meses dirão.
LEIA MAIS
Sapporo prevê gasto milionário para sediar maratona olímpica

