Home Esportes Olímpicos Apelo russo contra banimento das Olimpíadas será julgado em maio

Apelo russo contra banimento das Olimpíadas será julgado em maio

Tribunal Arbitral do Esporte definiu a data para o julgamento do recurso apresentado pela Rússia ainda em dezembro do ano passado

Por Aécio de Paula em 27/02/2020 15:50 - Atualizado há 6 anos

Divulgação: Rusada

A Rússia aposta todas as suas fichas no seu recurso oficial para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. O país foi impedido de participar da competição ainda em 2019 pela Agência Internacional Antidoping (Wada). Com a decisão, a Rússia ficou impedida de ter a sua bandeira representada nos Jogos do Japão. Mas atletas russos que comprovem as suas inocências poderão participar sob uma bandeira neutra.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Seja como for, essa última chance da Rússia vai acontecer em maio. Foi o que decidiu o Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Ou seja, a Rússia ficará sabendo desse veredito com dois meses de antecedência para as Olimpíadas. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Tóquio vão acontecer a partir do próximo dia 24 de julho. De qualquer forma, analistas acreditam que uma revogação da sentença é pouco provável.

A Rússia fez esse recurso de maneira oficial ainda no último mês de dezembro. Mas esse pedido ainda está em trâmite no tribunal. O CAS anunciou ainda que essa audiência de julgamento do recurso não será transmitida. Além disso, ela também não será aberta ao público.

O caso

A Rússia foi punida pela WADA por supostamente ter manipulado dados de laboratório. Essa denúncia ainda é válida para um caso ocorrido no mês de janeiro de 2019. O país já vinha sendo punido de maneira coletiva. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, por exemplo, todo o time de atletismo do país foi banido da competição. Nos Jogos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, toda a delegação russa foi banida.

A decisão, no entanto, gerou revolta de todos os lados. Críticos do esporte russo disseram que a sentença foi muito branda. Aliás, vários atletas e dirigentes afirmaram que nenhum atleta russo poderia ser aceito na competição. A Wada argumentou que se caso essa decisão tivesse sido tomada, seria muito mais fácil de ter sido revertida.

Já o governo russo também fez duras críticas. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a decisão “foi muito mais política do que justa”. Já o primeiro ministro do país, Dmitry Medvedev, disse que a decisão faz parte de “uma histeria anti-Rússia”.

LEIA MAIS

Katinka Hosszu fala sobre possível adiamento das Olimpíadas: “Pesadelo”

 

 

Exit mobile version