Home Futebol Falta de técnicos desafia evolução do futebol feminino na Inglaterra

Falta de técnicos desafia evolução do futebol feminino na Inglaterra

Aumento de popularidade do esporte logo depois da Copa do Mundo de 2019 desafia o país por causa da falta de técnicos para as meninas

Por Aécio de Paula em 05/02/2020 08:03 - Atualizado há 4 anos

Divulgação: Chelsea

A Copa do Mundo Feminina de 2019 desafiou a lógica do futebol feminino mundial. Para muitos analistas, o evento que aconteceu na França representou um ponto de inflexão no esporte. Mesmo ainda muito longe do ideal, o esporte parece ter crescido em popularidade e procura. Diante dessa explosão, muitos países não estão sabendo como lidar com a situação. Isso porque a alta demanda de meninas em clubes de base exige um forte nível de preparação do país.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

E isso parece não ser apenas uma questão dos países subdesenvolvidos. Nesta quarta-feira (5), a Inglaterra demonstrou toda a sua preocupação. De acordo com a Associação Nacional de Futebol (FA), entidade que representa o esporte por lá, está faltando técnicos para clubes femininos.

A diretora de futebol feminino da FA, Sue Campbell, admitiu a questão. De acordo com ela, a situação pode ser classificada como “realmente desafiadora”. “O futebol feminino explodiu. Assim, vemos cada vez mais mulheres entrando na modalidade aqui na Inglaterra. Nosso maior desafio é a falta de pessoas para cuidar de toda esta demanda”, disse Campbell.

Explosão

De acordo com a FA, cerca de um milhão de meninas começaram a jogar futebol no país. Esse aumento está diretamente relacionado com a realização da Copa do Mundo Feminina da França, em 2019. A FIFA trata este evento como um divisor de águas na história do futebol feminino mundial. Na competição, a Inglaterra fez uma grande campanha. O time da Terra da Rainha conseguiu se garantir nas semifinais e fez um grande jogo contra o poderoso time dos Estados Unidos.

A Inglaterra perdeu a partida para as norte-americanas, mas parece ter ganhado um legado na modalidade. Pouco a pouco, a Liga Inglesa Feminina vai ganhando nomes de peso no cenário do futebol feminino mundial. Grandes estrelas como San Kerr, contratada pelo Chelsea, passaram a integrar a constelação do futebol nacional. Pouco menos de um ano da Copa do Mundo, o cenário do futebol inglês mudou completamente.

Mas Campbell deixou claro que essa situação pode mudar se o país não estiver preparado para o problema da ausência de técnicos. “A participação pode crescer, mas se as pessoas tiverem uma experiência horrível, poderão desaparecer rapidamente”, disse ela. “Se você observar várias das iniciativas que vimos no esporte, não necessariamente aquelas conduzidas pela federação, você verá um aumento na participação e uma queda novamente. Isso é porque não cuidamos das pessoas que cuidam dos novos participantes”, alertou.

LEIA MAIS

Com Brasil, FIFA anuncia candidaturas para Mundial Feminino de 2023

Exit mobile version