Jogadores pedem e sindicato estuda pedido de adiamento de Olimpíada e Eliminatórias por Coronavírus
Atletas, sindicato e organizadores estudam melhor forma de realizar eventos e diminuir riscos de contaminação
BRIDGEVIEW, IL - APRIL 29: Soccer fans wear protective masks during a match between the Chicago Fire and Club America from Mexico at Toyota Park at April 29, 2009 in Bridgeview, Illinois. Illinois now has several swine flu cases. Cases of swine flu, the strain known as H1N1 virus, have been confirmed in nine countries, including Mexico, where at least 2,400 are believed to be infected, with the number of deaths attributed to the virus believed to be more than 150. The World Health Organization today raised the threat level to "phase 5," indicating a "pandemic is imminent." (Photo by David Banks/Getty Images)
O Coronavírus (COVID-19) já atinge 50 países e todos os continentes e tem gerado preocupação nos jogadores de futebol do mundo todo. O FIFPro, Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol, emitiu uma nota nesta sexta-feira (28) afirmando que diversos atletas entraram em contato pedindo ajuda com medo da doença.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Alguns eventos, como a Liga dos Campeões Asiática, estão sendo adiados devido ao Coronavírus. E a ideia do FIFPro é encontrar soluções para os demais torneios. O sindicato estuda, inclusive, pedir também o adiamento das partidas das Eliminatórias da Copa do Mundo e qualificações para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
“Embora entendamos o inconveniente que isso causa em todo o mundo, o surto de COVID-19 é maior que o futebol e aplaudimos a disposição dos organizadores da competição de agir com firmeza nesse período delicado”, afirma o comunicado.
O COI já se manifestou sobre o tema e não descarta a possibilidade do cancelamento da Olimpíada 2020. No entanto, até o momento, os Jogos estão confirmados. Há boatos de que o evento poderia, inclusive, ser realizado sem público nos estádios.
VEJA O COMUNICADO DO FIFPRO NA ÍNTEGRA:
“O FIFPRO está preocupado com a segurança dos jogadores expostos ao Coronavírus (COVID-19) e o perigo do futebol agir como veículo para propagar doenças. Os jogadores entraram em contato com nossos sindicatos membros pedindo ajuda com medo de que eles pudessem ser executados em ambientes de alto risco.
O Coronavírus é uma realidade global que afeta todos os cidadãos, em alguns países mais do que outros, ampliada pelos eventos que estão ocorrendo atualmente na região asiática do futebol, onde as ligas domésticas da Coréia e do Japão foram adiadas, o que o FIFPRO acolhe.
Da mesma forma, temos o prazer de ver que várias partidas que ocorreriam na próxima semana na Liga dos Campeões da AFC foram remarcadas.
Agora, estamos olhando para além dos jogos da Liga dos Campeões da AFC da próxima semana, em estreita cooperação com a AFC, para encontrar soluções apropriadas de longo prazo.
Nossas conversas com várias partes interessadas no futebol também abordam o reagendamento de datas internacionais, incluindo, entre outros, jogos de qualificação para as Olimpíadas de Tóquio deste ano e a Copa do Mundo de 2022.
Embora entendamos o inconveniente que isso causa em todo o mundo, o surto de COVID-19 é maior que o futebol e aplaudimos a disposição dos organizadores da competição de agir com firmeza nesse período delicado.
À medida que o Coronavírus continua a se espalhar, com novos casos surgindo todos os dias, pedimos a todas as partes interessadas no futebol que ajam com responsabilidade”.
LEIA MAIS
Copa América e Olimpíada desfalcarão clubes em 13 rodadas do Brasileirão 2020; veja quais
CBF divulga a tabela das primeiras rodadas do Brasileirão 2020; veja os jogos
CBF faz reajuste e Copa do Brasil terá premiação ainda maior em 2020; veja valores
Rede Globo x TNT: veja como ficará a divisão de TV no Brasileirão 2020

