Home Extracampo VAR: FIFA planeja usar inteligência artificial para aperfeiçoar sistema

VAR: FIFA planeja usar inteligência artificial para aperfeiçoar sistema

VAR teria um sistema semiautomático para definir lances de impedimento

Por Carlos Lemes Jr em 11/02/2020 09:12 - Atualizado há 4 anos

Reprodução/FIFA TV

É muito comum os comentaristas de arbitragem falarem em “lances ajustados”, quando há um impedimento no campo de jogo, ou seja, lances difíceis de serem apontados como fora de jogo, à primeira vista, mesmo com a utilização do VAR.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Para tentar zerar as dúvidas, nesse tipo de situação, a FIFA planeja utilizar um sistema baseado em inteligência artificial nas cabines. A informação é da revista Forbes. O sistema atual do VAR utiliza frames para decidir o momento do passe, algo que seria alterado com o novo sistema de inteligência artificial.

O novo sistema, que a FIFA planeja, utilizaria de 15 a 20 pontos de rastreamento nos jogadores, dentro de campo. Esses pontos usariam algorítimos capazes de fornecer dados, a fim de, determinar que ponto está mais próximo da linha de gol em qualquer momento, sendo também possível determinar o momento exato em que o contato com a bola é feito.

Ainda segundo a Forbes, a final do Mundial  de Clubes, entre Liverpool e Flamengo, foi o primeiro de vários testes que a FIFA realizou, numa vertente offline, para testar uma possível melhoria no VAR.

LEIA MAIS

Pesquisa revela que 60% de torcedores não gostam do VAR na Premier League

Exit mobile version