Home Futebol Não passa nada! 10 goleiros mestres em defender pênaltis

Não passa nada! 10 goleiros mestres em defender pênaltis

Se vier uma decisão por pênaltis pela frente, é só chamá-los que é classificação na certa!

Por Daniel Gois em 29/03/2020 13:44 - Atualizado há 6 anos

Vítor Silva/SSPress/Botafogo

Entre os principais goleiros do futebol brasileiro, o paraguaio Gatito Fernández completa 31 anos neste domingo (29). Uma de suas marcas é a habilidade em defender pênaltis. Com a camisa do Botafogo, Gatito já brilhou em decisões do Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, garantindo títulos e classificação ao Alvinegro. Confira outros dez goleiros brilhantes na hora das penalidades.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Dida

O apelido ‘Rei dos Pênaltis’ não veio por acaso. Atuando por Cruzeiro, Milan e Corinthians, Dida se consagrou como um dos grandes goleiros brasileiros na hora das penalidades. Em novembro de 1999, defendeu dois pênaltis cobrados por Raí no clássico Corinthians x São Paulo. O Timão venceu por 3 a 2, encaminhando a classificação na semifinal do Campeonato Brasileiro.

Marcos

Goleiro titular do penta, em 2002, São Marcos ficou eternizado na memória do torcedor palmeirense. Pegar pênaltis era uma de suas especialidades, ainda mais quando se tratava de Libertadores. Em 2009, contra o Sport, foram três penalidades defendidas, que garantiram a classificação alviverde para as quartas de final. Outra atuação marcante foi na semifinal da Libertadores de 2000, contra o Corinthians, quando defendeu o pênalti cobrado por Marcelinho Carioca, garantindo a classificação do Palmeiras.

Taffarel

“Sai que é sua, Taffarel”! Os dois pênaltis defendidos contra a Holanda, em 1998, ficaram marcados na carreira do goleiro, que também brilhou com as camisas de Internacional, Atlético-MG e Galatasaray. Taffarel também foi decisivo no tetra, em 1994, ao defender o pênalti cobrado por Massaro na final contra a Itália.

*pênaltis contra Holanda em 0:54 e 1:40

Brasil x Holanda - Pênaltis - Copa de 1998

Jefferson

Em 9 anos atuando pelo Botafogo, Jefferson se consagrou pela habilidade em defender pênaltis. E quando serviu à Seleção Brasileira, chegou a defender uma penalidade cobrada por Lionel Messi, em 2014, no Superclássico das Américas. Pelo Fogão, conquistou três estaduais e a Série B de 2015.

Victor

O que seria do Atlético-MG na Libertadores de 2013 sem Victor? O ‘santo’ pé esquerdo do goleiro salvou o Galo nas quartas de finais, contra o Tijuana-MEX, ao defender uma penalidade máxima no último minuto. E na decisão, diante do Olímpia, o mesmo pé esquerdo parou a cobrança do paraguaio Miranda.

Fábio

Em 15 anos defendendo o Cruzeiro, Fábio coleciona atuações marcantes em decisões por pênaltis. Em 2017, defendeu a cobrança de Diego na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. No ano seguinte, também na Copa do Brasil, pegou três penalidades diante do Santos, dessa vez nas quartas. Já na Libertadores de 2015, contra o São Paulo, Fábio parou as penalidades de Luis Fabiano e Lucão.

Diego Alves

Atualmente no Flamengo, Diego Alves colecionou defesas de pênalti quando atuava pelo Valencia. Só de Cristiano Ronaldo foram três penalidades defendidas. Ele também parou cobranças de Messi, Griezmann, Mandzukic, Diego Costa e Rakitic.

Diego Alves (almost) All Penalty Saves in Europe

Kasper Schmeichel

Filho do ex-goleiro Peter Schmeichel, o arqueiro do Leicester teve atuação brilhante nas oitavas da Copa do Mundo de 2018. No gol da Dinamarca, Kasper Schmeichel defendeu a cobrança de pênalti de Luka Modric, no segundo tempo da prorrogação. Na decisão por pênaltis, ainda pegou outras duas cobranças. Mesmo assim, a Croácia avançou de fase.

Petr Cech

Ídolo do Chelsea, Cech foi importantíssimo na final da Champions League de 2012, diante do Bayern de Munique. O goleiro checo defendeu um pênalti do holandês Robben no tempo normal, e na decisão por pênaltis, parou a cobrança de Olic.

Fabien Barthez

Campeão do mundo com a França em 1998, Barthez tinha apenas 1,80m de altura, mas operava milagres debaixo das traves. Atuando por Monaco, Olympique de Marseille e Manchester United, tinha as penalidades máximas como ponto forte.

LEIA MAIS SOBRE FUTEBOL

8 boleiros em atividade com mais de 500 jogos por um único time

Mbappé, Ronaldo e mais: 10 jogadores que ganharam Copa do Mundo com menos de 23 anos

Exit mobile version