Três primeiras etapas da Diamond League são adiadas em meio ao surto do coronavírus
As três primeiras etapas do ano foram oficialmente adiadas pela Federação Internacional. Mudança afeta diretamente calendário dos atletas
Divulgação: World Athletics
Um dos mais importantes torneios do calendário do atletismo mundial foi afetado pelo surto do novo coronavírus. Trata-se da Diamond League, mais conhecida no Brasil como Liga Diamante. Com a mudança, o calendário dos atletas vai ser extremamente afetado.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Isso porque a competição faz parte do calendário olímpico dos competidores. É que vários atletas utilizam o alto nível das competições da Diamond League para testar o nível olímpico. Vale lembrar que a Diamond League registra costumeiramente uma série de quebras de recordes.
Etapas adiadas
As três primeiras etapas adiadas aconteceriam em Doha, no dia 17 de abril e em Xangai, no dia 16 de maio. A terceira etapa também aconteceria em um local chinês, mas ainda não definido. Esta último aconteceria no dia 9 de maio.
“Esta decisão foi tomada em estreita consulta com comitês organizadores, autoridades locais e órgãos de administração esportiva”, disseram os organizadores da Diamond League em comunicado.
Vale lembrar que o Qatar, que seria a sede do primeiro evento está passando por um momento complicado por causa do surto. O governo do país suspendeu todos os eventos nacionais e internacionais por lá em um período de 30 dias. Aliás, esse prazo pode inclusive ser alongado.
Já sobre a China, os organizadores explicaram que a questão é a falta de tempo para preparar o torneio. “Embora o número de novas infecções esteja diminuindo na China, permanece o fato de que os preparativos para as reuniões foram adiados. Aliás, esses adiamentos aconteceram por várias semanas e as fronteiras fechadas e as restrições de viagem tornam impossível a organização de competições internacionais de alto nível”.
Novas datas ainda não foram divulgadas pela Federação Internacional de Atletismo (World Athletics). Mas analistas acreditam que as competição não acontecerão antes do final desse semestre. Ou seja, os eventos da Diamond League devem acontecer somente depois dos Jogos Olímpicos.
LEIA MAIS
Diagnosticado com coronavírus, Rugani participa de campanha para hospitais da Itália arrecadarem fundos

