Home Futebol Brasil já teve o melhor treinador do mundo em três anos; relembre

Brasil já teve o melhor treinador do mundo em três anos; relembre

Antes da premiação da FIFA, o jornal uruguaio El País deu o título a treinadores do Brasil em três oportunidades que conquistaram o mundo

Por Rafael Alves em 21/04/2020 13:00 - Atualizado há 2 anos

Anualmente desde 2010, a Fifa, premia os melhor treinador da temporada. Nunca um brasileiro conquistou o título, apesar do treinador da seleção brasileira, Tite, em 2017 e 2019, ter ficado entre os dez maiores técnicos do ano pelo votação da maior organização mundial do futebol.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Porém, antes do The Best, o jornal uruguaio El País já tinha uma das premiações mais conceituadas na América do Sul. Criado em 1986, apesar do foco no continente sul-americano, acabou elegendo apenas três vezes um brasileiro como melhor do mundo. Esse troféu durou até 2017, quando Zinedine Zidane, do Real Madrid, o conquistou com o título da Liga dos Campeões.

1992

O primeiro técnico a ser escolhido o melhor do mundo foi Telê Santana. Falecido há exatos 14 anos, o ex-comandante de Atlético-MG, Flamengo e técnico da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982 venceu a premiação com o São Paulo.

Na temporada, o treinador representou o Brasil ao vencer a Copa Libertadores, a primeira na história do Tricolor Paulista. Ainda no final do ano, enfrentou o poderoso Barcelona de Johan Cruyff e conquistou a Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes da época, por 2 a 1.

1993

Após conquistar novamente a Copa Libertadores, Telê Santana também foi o segundo treinador brasileiro a ganhar o prêmio do uruguaio El País. Novamente no final da temporada acabou vencendo o Mundial de Clubes, mas, desta vez, derrotando o Milan de Arrigo Sacchi na decisão.

2002

Depois de quase uma década, o brasileiro teve o seu último título conquistado como melhor treinador do mundo, de acordo com o El País. Campeão do mundo com a seleção brasileira, que se tornou penta em 2002, o treinador Luis Felipe Scolari acabou levando o troféu de melhor do continente e do universo futebolístico.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJyQlBReEc0UyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

LEIA MAIS:

 

Exit mobile version