Globo foi pioneira no uso do tira-teima na televisão brasileira
Neste domingo (26), a Rede Globo completa 55 anos de fundação
Reprodução/TV Globo
Fundada no dia 26 de abril de 1965 por Roberto Marinho, a Rede Globo de Televisão é a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC). A emissora é uma das grandes investidoras do futebol brasileiro, sendo assim, foi a pioneira no uso do “tira-teima”.
Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Desde a Copa do Mundo de 1986, no México, a TV Globo utiliza essa tecnologia, que foi sendo aprimorada à medida que a computação gráfica evoluiu. Atualmente o equipamento utilizado é o mais moderno do mercado.
O tira-teima é um computador de última geração que possui em sua base de dados as medidas oficiais dos gramados de todos os estádios onde os jogos são transmitidos. Com o tamanho exato do campo, ele consegue traçar a linha de impedimento no exato momento que sai o passe, com total precisão e sempre paralela à linha de fundo. Usando a posição original de cada jogador, o sistema insere os jogadores virtuais no campo.
Com os jogadores virtuais posicionados, o equipamento movimenta o ângulo de visão, obtendo uma imagem que a câmera real não é capaz de mostrar. Tirando as dúvidas do telespectador e em alguns casos até mesmo dos comentaristas de arbitragem da Globo, e hoje em dia, de outras emissoras.
LEIA MAIS:
Atlético x Olímpia: veja como assistir a reprise da final da Libertadores de 2013
Veja a comparação entre a seleção do Brasil e da Itália na final da Copa de 1994 posição por posição

