Home Futebol 1942, o ano que o Palestra Itália virou o Palmeiras da Arrancada Heróica

1942, o ano que o Palestra Itália virou o Palmeiras da Arrancada Heróica

Em 1942, Verdão viveu um ano inesquecível: da mudança de nome a um time que “nasceu campeão”; arrancada marcou título estadual

Por Jean Lucas em 21/05/2020 20:30 - Atualizado há 4 anos

(Divulgação)

Entre tantos anos memoráveis da própria história, o Palmeiras tem um no grupo dos mais especiais: 1942. Foi há 78 anos que o Palestra Itália passou a ser chamado Palmeiras, coroando a mudança com o título do Campeonato Paulista daquela temporada.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Na história da humanidade, 1942 está marcado como um dos anos da Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. Apesar do sangrento conflito bélico que envolveu principais nações da Europa e da Ásia (além dos Estados Unidos), o futebol brasileiro não teve pausa naquele período.

Isso, no entanto, não significou que a guerra não teria algum impacto no principal esporte do país. Em São Paulo, o então Palestra Itália passou a sofrer represálias em virtude da origem italiana do clube. O motivo se deu pelo o apoio do Brasil aos Aliados (União Soviética, Estados Unidos e Reino Unido), grupo que travou batalha contra o Eixo (Alemanha, Japão e…), que tinha a Itália como um dos beligerantes. 

Inicialmente, o Palestra Itália passou a se chamar de Palestra de São Paulo. No entanto, a pressão em cima do clube foi tanta que não houve outra alternativa: era preciso extinguir qualquer ligação com as principais origens da entidade. O Palestra passou se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras. A mudança aconteceu em meados de setembro de 1942.

Até aquele momento, o então Palestra protagonizava uma campanha histórica no Campeonato Paulista daquele ano. A equipe possuía 16 vitórias em 18 jogos até realizar a mudança de nome, sendo que estava em uma verdadeira arrancada com oito vitórias consecutivas.

A primeira partida do Palmeiras logo de cara foi um confronto direto pelo título: o time enfrentaria o São Paulo, candidato ao título do Campeonato Paulista e também um dos principais articuladores do movimento que levou a mudança de nome do Palestra.

Em campo, a partida foi 3×1 para o Palmeiras, que naquela mesma ocasião garantiu o título estadual. A partida ficou conhecida historicamente como o nascimento de um campeão, considerando que foi justamente no primeiro jogo com o novo nome que o novato Palmeiras garantiu um troféu.

LEIA MAIS

Palmeiras: Nacional do Uruguai pede antecipação de pagamento por Viña

Yaya Touré no Vasco? Relembre 7 vezes que os clubes deram “chapéus” em seus rivais

Exit mobile version