Home Futebol Quem o São Paulo venceu para chegar à final do Mundial de 1993?

Quem o São Paulo venceu para chegar à final do Mundial de 1993?

O título conquistado no ano anterior facilitou o caminho do Tricolor rumo ao bicampeonato mundial. Entenda porquê e relembre quais foram seus adversários.

Por Cássio Cundari em 03/05/2020 07:30 - Atualizado há 6 anos

Até 1999, o Campeão da Copa Libertadores do ano anterior entrava na competição apenas nas oitavas-de-final. Por este motivo, em 1993 o São Paulo não precisou participar da fase de grupos do torneio continental. E no primeiro confronto, o time brasileiro reencontrou o Newell’s Old Boys, adversário da final de 1992.

A estreia do Tricolor aconteceu no dia 7 de abril, em Rosário. A vitória dos argentinos por 2 a 0 obrigou o São Paulo a vencer o jogo de volta para seguir na competição. E foi isso o que aconteceu. Na goleada por 4 a 0, destaque para os dois gols de Raí no Morumbi. Dinho e Cafu fecharam o placar e garantiram a vaga na próxima fase.

Nas quartas-de-final, o adversário foi o Flamengo de Marcelinho Carioca, Paulo Nunes e Gaúcho. Na primeira partida, disputada no Maracanã, empate em 1 a 1, com gols de Nélio e Palinha. No jogo decisivo, o time comandado por Telê Santana venceu por 2 a 0, com gols de Cafu e Müller.

Pelas semifinais, confronto equilibrado contra os campeões paraguaios do Cerro Porteño. Na primeira partida, o gol solitário de Raí deu a vitória para o São Paulo no Morumbi e também a classificação. No jogo de volta, em Assunção, empate sem gols e vaga na final garantida.

A Grande Final

Na decisão da Libertadores, o adversário foi o Universidad Católica, do Chile. O Tricolor jogou o primeiro jogo novamente em seu estádio e encaminhou a conquista do segundo título continental com uma goleada. Na vitória por 5 a 1, gols de Vítor, Gilmar, Raí e Müller para o São Paulo (foto). López (contra) e Almada (de pênalti) marcaram para os chilenos.

Na partida decisiva, em Santiago, disputada no dia 16 de maio, o time da casa chegou a assustar. Lunari e Almada (novamente de pênalti) fizeram 2 a 0 para a equipe da Universidad Católica logo nos primeiros quinze minutos. Contudo, os campeões da América conseguiram segurar o placar até o apito final e ergueram a taça pela segunda vez.

O bicampeonato da Copa Libertadores deu ao São Paulo o direito de disputar o Mundial Interclubes pelo segundo ano consecutivo. E frente à poderosa equipe do Milan, o Tricolor paulista deu mais uma volta olímpica em Tóquio após vitória emocionante por 3 a 2, em jogo único. Neste domingo (3), a Band transmite a reprise desta grande decisão, na íntegra.

LEIA MAIS
‘Trapaça’ de rival fez Milan ser rival do São Paulo no Mundial de 1993
Band exibe bi mundial do São Paulo de 1993; teste seus conhecimentos

Sair da versão mobile